Além do Hastear das Bandeiras e da sessão solene, o programa inclui música, dança, comédia, cinema e muitos momentos de convívio
As comemorações dos 52 anos do 25 de Abril de 1974 no concelho de Alcochete começam já este fim de semana. A programação envolve música, dança, comédia, cinema e muitos momentos de convívio em liberdade.
No sábado, 18 de abril, realiza-se um Churrasco Solidário, às 15h00, em São Francisco, no Largo 1.º de Maio, organizado pelo Grupo Motard do Convento, com a colaboração do Grupo Motard de Alcochete e do Motoclube “Os Flamingos” do Samouco. O objetivo é angariar fundos para os Bombeiros Voluntários de Alcochete.
No mesmo dia, às 21h30, o Salão da Junta de Freguesia de Alcochete, numa parceria com o Comediem Club, recebe o Box Comedy Club. É um clube de comédia, que dá palco aos novos talentos e permite ao público mais jovem ter uma experiência única. Nesta edição é João Marcão que vai fazer as honras da casa e apresentar mais quatro convidados surpresa.
A 23 de abril, às 21h00, o Fórum Cultural de Alcochete, numa parceria com o Noisiv Lab, recebe a mostra de cinema “Curtas à Vez”, que celebra o poder das histórias curtas. Nesta edição especial de 25 de Abril, vão passar documentários que falam de liberdade, inclusão e da vida real.
O Largo de São João, às 22h00 de 24 de abril, vai ter no palco Sara Correia que nas comemorações do 25 de Abril traz a Alcochete a “Tour Tempestade” numa versão exclusiva, acompanhada pela Banda de Alcochete, da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, uma das mais conceituadas e prestigiadas bandas filarmónicas do País, dirigida pelo Maestro Tiago Menino.
Caso as condições climáticas impeçam a realização do concerto, o mesmo será reagendado para nova data, no mesmo local.
Às 22h00, no mesmo espaço há noite de febras, numa organização da Junta de Freguesia de Alcochete. Às 23h30, vão ser distribuídos cravos.
No dia da Liberdade, 25 de Abril, às 10h00, Alcochete, Samouco e São Francisco proporcionam “Manhãs Infantis” com animação e atividades de rua promovidas em parceria entre o município de Alcochete, juntas de freguesia e Movimento Associativo do concelho. As atividades propostas à população incidem na diversão dos mais jovens e no convívio entre gerações, em todas as freguesias do concelho de Alcochete.
À mesma hora, no Samouco, há uma arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
O Hastear das Bandeiras no Samouco está marcado para as 10h30 e, meia-hora depois, na Praça José Coelho, realiza-se o concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.
Às 11h00, o Largo Largo de São João, em Alcochete, recebe uma aula de dança pelas Sevilhanas Rocieras de Alcochete.
O Hastear das Bandeiras em São Francisco é às 11h15. Em Alcochete o mesmo ato cerimonial decorre às 12h00 e, em Alcochete, às 12h10.
A Piscina Municipal de Alcochete recebe às 15h00, a iniciativa Aquagames, atividades lúdicas e jogos de água, de participação gratuita e aberta à população. Os participantes menores de idade necessitam de acompanhamento ou autorização de Encarregado de Educação.
Em Alcochete no Largo de São João, às 15h30, há o espetáculo de dança com Sevilhanas Rocieras de Alcochete. À mesma hora, no Fórum Cultural de Alcochete decorre a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril, dando voz a todos os partidos políticos que têm assento na Assembleia Municipal. Momento musical protagonizado pelas Classes de Coro e de Canto do CRAM – Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Às 17h30 no Largo de São João acontece o espetáculo de dança da Academia Portuguesa de Música e Arte.
Ainda no dia 25 de abril, no Fórum Cultural de Alcochete, às 21h30, passa o filme “O Palácio dos Cidadãos”. Perante o aumento da distância entre cidadãos e poder, e após uma crise económica que afetou gravemente a coesão social, este filme dá-nos a ver de forma inédita como cidadãos constroem uma sociedade a partir do interior de um parlamento, um Palácio de Cidadãos, possibilitando uma pertinente reflexão, muitas vezes contraditória e complexa, sobre a essência da democracia.
O dia 26 de abril começa às 11h00 no Largo de São João com uma aula de dança pelas Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, que repete às 15h00.
Uma hora depois começa o concerto “Abril em Vozes” pelo CRAM – Coro do Conservatório Regional de Artes do Montijo, na Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, enquanto isso, às 16h30, a Galeria Municipal dos Paços do Concelho recebe o concerto “Músicas de Abril” – pelo Grupo Gerações. Às 17h30, o Largo de São João é palco dos concertos da Academia Portuguesa de Música e Arte.
A 2 de maio, às 21h00, o Fórum Cultural de Alcochete recebe a iniciativa “Conta-me mais”, numa parceria com o Gil Teatro. O espetáculo retrata a história de quatro amigos que descobrem o antes e o depois do 25 de Abril com momentos musicais, de dança e teatro. Vão descobrindo as leis e modos de vida durante a ditadura, ao longo da “trama” até chegarem à revolução.