Aviso meteorológico para as próximas 48 horas indica, nas regiões Centro e Sul, a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros
Um quadro meteorológico adverso é esperado para hoje e amanhã na região de Setúbal, com períodos de precipitação, trovoada e vento por vezes fortes, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Estes devem-se à passagem da depressão Therese.
O aviso meteorológico para as próximas 48 horas indica, nas regiões Centro e Sul, a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes intensos e acompanhados de trovoada, situação que motiva a emissão de um alerta de nível “amarelo”.
As previsões apontam ainda para vento do quadrante sul/sueste, com rajadas até 70 quilómetros por hora, sobretudo na faixa costeira a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões Centro e Sul.
Ao nível da agitação marítima, o IPMA emitiu aviso apenas para a costa sul do Algarve, prevendo ondulação de sueste com ondas entre 2 e 2,5 metros, entre as 9 e as 15 horas de amanhã.
Perante este cenário, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal “recomenda à população a adoção de comportamentos adequados e de medidas preventivas e que esteja atenta à evolução das informações meteorológicas”, lê-se em informação enviada pelo município. Entre as medidas indicadas estão a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais e a remoção de objetos que possam ser arrastados ou dificultar o escoamento da água. As autoridades aconselham ainda a adequada fixação de estruturas soltas e especial cuidado na circulação, permanência e estacionamento de veículos, sobretudo em zonas arborizadas.