Ciclo de cinema procura reforçar a identidade francesa enquanto espaço de descoberta, encontro e diálogo cultural
Até este domingo, está a decorrer a 26.ª edição da Festa do Cinema Francês no Cinema Charlot – Auditório Municipal. A programação deste ciclo, que inclui seis filmes, começou hoje com “Partir, um dia”, uma comédia musical de Amélie Bonnin.
Hoje, dia 28, às 10h30, há uma sessão para escolas com “O Fabuloso Destino de Amélie”. É uma comédia de Jean-Pierre Jeunet que conta a história de uma jovem empregada de mesa nas deambulações do refúgio do seu mundo imaginativo e alheada da realidade que a rodeia. Este filme repete no dia 30, às 18h00, em sessão para o público em geral.
Anda hoje, dia 28, às 21h30, é exibido o thriller “Caso 137”, realizado por Dominik Moll, sobre uma investigadora da Inspeção Interna encarregada de um caso de violência policial envolvendo uma granada de dispersão que deixa um jovem gravemente ferido num protesto dos “coletes amarelos”.
Amanhã, sábado, às 16h00, passa a comédia “Le Répondeur”, de Fabienne Godet, que acompanha as peripécias de um imitador talentoso que se envolve demasiado na vida de um romancista famoso desesperado por tranquilidade para escrever um livro.
Também no sábado, às 21h00, o filme “À bycyclette!”, de Mathias Mlekuz, dá a conhecer uma comédia com dois amigos de longa data que partem de bicicleta numa aventura que é também um ato de memória, numa viagem de partilha e reencontro com ecos de western e de fábula existencial.
Domingo, dia 30, último da Festa do Cinema Francês deste ano, às 21h30, é exibido o drama “Siga a Banda!”, de Emmanuel Courcol, sobre um maestro de renome que, ao precisar de um dador de medula óssea, descobre a existência de um irmão, funcionário numa cantina escolar, que toca trombone numa modesta banda de música.
Este ciclo de cinema que procura reforçar a identidade francesa enquanto espaço de descoberta, encontro e diálogo cultural, tem direção artística de Anne Delseth, é organizado pela Sorpasso – Associação Cultural, com a parceria local da Câmara Municipal de Setúbal e da Alliance Française de Setúbal.
O festival tem bilhetes à venda no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a 5 euros para o público em geral e a 4 euros para menores de 25 anos ou maiores de 65, com a sessão para as escolas a custar 2 euros. Há ainda um passe para todas as sessões, por 15 euros.