No salão dos Bombeiros Voluntários da Moita vão também tomar posse vereadores e membros da assembleia municipal
A tomada de posse dos eleitos da câmara municipal e assembleia municipal da Moita está marcada para a noite do próximo dia 5 novembro. A cerimónia vai decorrer, a partir das 21h30, no Salão da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Moita.
Neste dia toma posse Carlos Albino, reeleito presidente da Câmara Municipal da Moita para cumprir o segundo mandato consecutivo. A restante equipa também é empossada e, caso não exista nenhuma alteração nas listas, tomam posse Sara Silva, António Pereira e Anabela Rosa (PS), Alfredo Vieira, Paulo Vieira e Joana Flores (Chega), João Figueiredo e Mónica Ribeiro (CDU), ficando assim composta a vereação do órgão executivo – num total de nove eleitos.
Neste mesmo dia dá-se também a instalação do órgão deliberativo, a assembleia municipal, com a tomada de posse dos 27 eleitos – dos quais 10 são do PS, juntando-se ainda três presidentes de junta por inerência, sete do Chega, sete da CDU, número ao qual acresce uma presidente de junta também por inerência, dois do PPD/ PSD e um do Bloco de Esquerda. Logo após a tomada de posse dá-se início à primeira reunião deste órgão, também no salão dos bombeiros, onde vão ficar decididos os nomes da composição da mesa que vai conduzir os trabalhos até ao próximo sufrágio (em 2029).
Instalações das assembleias de freguesia começam amanhã
As tomadas de posse nas juntas de freguesia vão decorrer de forma faseada, em diferentes dias, horas e locais, começando já amanhã. A partir das 21 horas a cerimónia é dedicada à tomada de posse na Junta de Freguesia da Moita, para a qual Fabrício Pereira (PS) voltou a ser eleito. Esta vai decorrer no salão dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita.
A cerimónia seguinte está agendada para a próxima terça-feira (28 de outubro), dia em que é eleita a assembleia de freguesia de Alhos Vedros, autarquia que continua a ter como presidente Artur Varandas (PS). A tomada de posse está agendada para as 21 horas e vai decorrer no Moinho de Maré – Cais do Descarregador.
Para o mesmo dia e hora está agendada a instalação da assembleia de freguesia de Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, esta que vai decorrer no Beira Mar Futebol Clube Gaiense. A autarquia vai ser comandada por Jorge Picoto (PS) que sucede a Ana Filipa da Costa (PS).
Na União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira a cerimónia vai decorrer a 3 de novembro no Clube União Banheirense “O Chinquilho”, também a partir das 21 horas. Ana Teresa Fernandes (CDU) assume os destinos de uma junta que até agora tinha como presidente Bárbara Dias (PS).
Eleito do Chega à assembleia municipal renuncia ao cargo
Bruno Ferreira, candidato número cinco na lista da Assembleia Municipal da Moita pelo partido Chega, e que foi eleito, já entregou o pedido de renúncia ao cargo de deputado municipal.
Ao que O SETUBALENSE apurou o eleito alegou “motivos pessoais e profissionais” para não assumir funções. Segundo a lista publicada no portal da Câmara Municipal da Moita, é substituído pelo elemento número seis da lista, que é Cláudia Paulino.