Brigada do Mar diz que passeios a cavalo sobre as dunas destroem ecossistema

Brigada do Mar diz que passeios a cavalo sobre as dunas destroem ecossistema

Brigada do Mar diz que passeios a cavalo sobre as dunas destroem ecossistema

Organização ambiental destaca aumento destas atividades que estão a comprometer a regeneração natural destas zonas

A destruição das dunas provocada por passeios a cavalo está a tornar-se uma nova ameaça aos frágeis ecossistemas da costa alentejana. O alerta é feito pela Brigada do Mar, organização que há mais de 15 anos se dedica à limpeza e recuperação ambiental das praias portuguesas.

- PUB -

De acordo com a associação, esta prática tem vindo a aumentar nos últimos anos e tem sido observada com crescente preocupação durante as ações de descontaminação realizadas ao longo dos mais de 60 quilómetros de areal entre Tróia e Sines.

Apesar da diminuição progressiva da quantidade de resíduos recolhidos, a passagem de cavalos sobre as dunas e a vegetação protegida está a comprometer a regeneração natural destas zonas sensíveis.

“É fundamental que exista maior consciência e responsabilidade na utilização da faixa costeira. Os cavalos, quando circulam sobre a vegetação dunar, destroem raízes e compactam o solo, dificultando a recuperação e agravando a erosão, além de representarem uma ameaça para o processo de nidificação das aves”, alerta Simão Acciaioli, responsável da Brigada do Mar, como se lê em nota de Imprensa enviada a O SETUBALENSE.

- PUB -

A organização recorda que os sistemas dunares desempenham um papel essencial na preservação da biodiversidade e na defesa natural contra a erosão marinha. A destruição pode ter impactos irreversíveis, tanto na fauna e flora locais como na estabilidade da linha de costa.

Últimas ações de limpeza resultaram na recolha de 2500kg de lixo

Na mais recente ação de limpeza, realizada nas últimas semanas, a Brigada do Mar removeu cerca de 2500 quilos de lixo. A iniciativa contou com o apoio do programa TransforMAR, promovida pelo Lidl Portugal no âmbito da sua estratégia de “responsabilidade social corporativa”.

- PUB -

Desde 2018, o programa já retirou mais de 253 toneladas de resíduos plásticos e metálicos do mar e das praias portuguesas. A Brigada do Mar é parceira do projeto desde 2020, colaborando regularmente em campanhas de limpeza e sensibilização ambiental.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não