Festa do Mar recebe cerca de três mil pessoas ao longo de três dias

Festa do Mar recebe cerca de três mil pessoas ao longo de três dias

Festa do Mar recebe cerca de três mil pessoas ao longo de três dias

Certame de promoção da ostra de Setúbal contou com participação de seis produtores locais

O Largo José Afonso, em Setúbal, recebeu cerca de três mil pessoas na sexta-feira, sábado e domingo, na segunda edição da Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal, um evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação dos Aquacultores de Setúbal.

- PUB -

Este evento contou com a participação de seis produtores locais, sendo eles a Aquanostra, a Global Pinhão, a Herdade do Pinheiro, a Neptun Pearl, a Ostras 3.0 e a Ostras Ribeiro, que serviram ostras ao natural ou cozinhadas, como ceviche de ostra, tártaro de ostra, Bloody Mary de ostra e mignonette de ostra. No menu estiveram ainda outras opções, que incluíram arroz de marisco e pregos, além de doces caseiros servidos pela Cegas Tradições.

Quanto à programação, esta incluiu, todos os dias, workshops de abertura de ostras e sessões de cozinha ao vivo com os chefs Rogério Imaginário e Mauro Loureiro. Relativamente à animação musical, esta foi da responsabilidade de DJ Kenji, Leggo Music e SIR.

Na abertura da Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a importância de iniciativas como esta para a promoção dos produtos locais. 

- PUB -

“A Câmara Municipal e as juntas de freguesia do concelho estão muito orgulhosas dos aquacultores do Estuário do Sado e da sua capacidade para produzir e divulgar os produtos endógenos”, assinalou o edil sadino, que se fez acompanhar da vice-presidente do município, Carla Guerreiro, e dos presidentes das juntas de freguesia do Sado, Marlene Caetano, e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, e da União das Freguesias de Setúbal, Fátima Silveirinha. 

Neste discurso o líder autárquico sublinhou também a união dos produtores, que “constituíram uma associação para promover os produtos locais e dinamizar a aquacultura no rio Sado”, cujo presidente, António Correia, o acompanhou numa volta pelo recinto na abertura do certame.

Para António Correia, eventos como a Festa do Mar – Especial Ostra de Setúbal são “muito importantes” para os produtores locais. “É um momento em que temos a oportunidade de promover a ostra de Setúbal, com as suas características próprias e a sua qualidade, e de contactar diretamente com o consumidor final”, destacou o responsável.

- PUB -

Este evento esteve integrado na estratégia da autarquia setubalense de promoção da gastronomia local a partir de ingredientes típicos e de excelência do concelho e enalteceu o trabalho desenvolvido pelos produtores de ostras.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não