Projecto celebra escritor Hans Christian Anderson e artista Niels Fischer, dois nomes que mantêm ligações à cidade
Com o nome ‘Palavras e Imaginação: Memórias de Andersen e Fischer, dois dinamarqueses, amigos de Setúbal’, a exposição inaugurada no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, no passado sábado, presta homenagem aos autores Hans Christian Andersen e Niels Fischer, que mantinham fortes ligações à cidade.
A mostra, disponível até 27 de Setembro, convida a uma viagem “poética e visual” através de cerâmicas, recortes de papel, silhuetas e pinturas, revelando o universo criativo de dois artistas unidos pela arte e pela cidade setubalense, onde “ambos os autores deixaram memórias, inspiração e criatividade”, esclarece a nota de Imprensa enviada pela Câmara Municipal a O SETUBALENSE.
O vereador da autarquia com o pelouro da Cultura descreve-a como uma iniciativa que apresenta o “registo de duas figuras maiores”, numa “exposição lindíssima que ajuda a compreender o percurso destes dois homens ímpares, que deixaram marcas indeléveis na cidade”.
“Estes dois dinamarqueses enchem de orgulho a nossa cidade”, afirmou Pedro Pina na abertura da mostra, manifestando admiração pela obra dos homenageados. “Sou um grande fã de Hans Christian Andersen, primeiro enquanto criança, depois como pai. Trata-se de literatura infantil que, na verdade, são metáforas muito mais fortes. Já o trabalho do Niels Fisher é muito interessante a nível estético”.
Organizada pela edilidade, a exposição integra o projecto nacional “Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal”, que envolve também os municípios de Abrantes e Sertã, assinalando os 220 anos do nascimento de Andersen e os dez anos da morte de Fischer. De entrada gratuita, a galeria pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados das 14 às 18 horas.