Quatro dias coloridos no centro da cidade com um programa diversificado construídos pra crianças e adultos
Com um programa desenhado a pensar essencialmente nos mais novos, a sétima edição da Festa da Flor começa hoje, quinta-feira, e vai até ao próximo domingo 25 de Maio. Integrado na segunda edição das Jornadas de Ambiente de Setúbal, o certame realiza-se na Avenida Luísa Todi, na placa central junto ao coreto, onde além de sessões de leitura de contos, proporciona várias oficinas onde se pode participar e aprender sobre olaria, centros de mesa com flores naturais, ou arranjos de flores secas.
A abrir o programa, às 10h00 de hoje, as atenções vão estar viradas para o Projecto Floral Flutuante, de Isabel Castan, no espalho de água da Praça do Bocage. Segue-se o desfile da Xaranga Huga do Rosário
Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, a Festa da Flor tem um programa com diversas iniciativas, das 10h00 às 22h00, entre hoje, sexta-feira e sábado, e até às 20h00, no domingo.
Destaque ainda para a exposição e venda de flores e de materiais de jardinagem, que inclui mostra de artes e ofícios relacionados com a temática as flores. Uma iniciativa acompanhada da construção de uma mandala colectiva dinamizada por Inês Batista e de um tapete de arte efémera por Isabel Castan.
O cartaz neste dia contempla ainda, entre outras actividades, as mostras de culinária, uma às 11h00 e outra às 18h00, além do Projecto Revista, às 21h00, com a Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão).
Dia 23, realiza-se às 16h30, o “Desfile de chapéus floridos e outras Artes da Primavera”, e, durante o dia, repetem-se actividades do dia de abertura. Às 21h00 há um momento musical “Fado” com Inês Pereira, Rui do Cabo e Albano Almeida. No sábado, dia 24, a atracção entre um painel de diversão vasto é o “Desfile de Bicicleta Florida”, que parte do coreto às 10h00 e termina no Largo José Afonso. Para participar as inscrições são gratuitas até ao fim do dia 21, pelo endereço electrónico diev@mun-setubal.pt
Para 25, último dia da Festa da Flor, além das actividades permanentes, as atenções vão estar viradas para o passeio, às 10h00, “As árvores da minha vida”, conduzido por Marco Galvão que leva os participantes à descoberta das árvores da Avenida Luísa Todi, num percurso de 1,5 quilómetros com início no coreto. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 23 de Maio, pelo email diev@mun-setubal.pt.
Às quatro da tarde há o Momento de Dança, com a Escola Impulso, segue-se a Oficina “Folhas com Bom Fim, com Célia Antunes dos Santos. Às 17h30, começa o momento musical com Nuno Miguel e, depois a mostra de culinária, volta a ctyar Nuno Miguel.
Nos quatro dias, a placa central da Avenida Luísa Todi tem animação e som ambiente garantidos pelo Som da Baixa e Emme Spot, com o apresentador João Moço.