Comunidade revelou a Cristina Pinto Dias que, em 2024, foram investidos mais de 1,4 M€ para garantir passes gratuitos a 3390 alunos
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) recebeu na passada quarta-feira a secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, para uma reunião de trabalho onde foram apresentados os avanços na área da mobilidade e os projectos que aguardam apoio governamental para a melhoria do sistema de transportes colectivos da região do Litoral Alentejano.
Durante o encontro foi destacada a recente redução dos preços máximos dos passes para 20 euros, assim como os títulos de transportes para estudantes e antigos combatentes serem gratuitos. Em 2024, foram investidos cerca de 1,4 milhões de euros para garantir os passes gratuitos a 3390 alunos das escolas dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
A governante tomou também conhecimento do projecto pioneiro dos transportes gratuitos para as praias da região, que decorre entre os meses de Julho e Agosto, que, em 2024, beneficiou mais de 28 mil pessoas, permitindo o acesso a 12 praias do Litoral Alentejano, entre as quais Comporta, Melides, Porto Côvo e Zambujeira do Mar.
Em nota de Imprensa enviada à redacção d’O SETUBALENSE a comunidade intermunicipal faz saber que, para o futuro, estão previstas quatro novas interfaces de transportes públicos de passageiros em Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, bem como a renovação da estrutura existente de Alcácer do Sal, com financiamento do Fundo de Transição Justa (FTJ), que vai também financiar a aquisição de autocarros eléctricos.
Os membros da CIMAL declararam ainda a necessidade de reduzir o custo da travessia fluvial do rio Sado entre Tróia e Setúbal, assim como a importância da reactivação do serviço regional de passageiros da CP – Comboios de Portugal na Linha do Sul. No sector rodoviário voltaram a salientar a urgência na requalificação do troço do IC1, entre Palma e Alcácer do Sal, e da Estrada Nacional 263, entre a Comporta e Alcácer do Sal.
Quanto a novas vias foi reforçada a necessidade da transformação do IP8/A26 em auto-estrada e da construção de uma nova via com perfil de auto-estrada para ligar Sines a Odemira.
A reunião contou com a presença do presidente da CIMAL, Vítor Proença, também presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, e dos presidentes das autarquias de Grândola, António Figueira Mendes, de Odemira, Hélder Guerreiro, e de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que é vice-presidente da comunidade intermunicipal.