Projecto de expansão do Metro Sul do Tejo apresentado hoje em sessão pública

Projecto de expansão do Metro Sul do Tejo apresentado hoje em sessão pública

Projecto de expansão do Metro Sul do Tejo apresentado hoje em sessão pública

Metro Sul do Tejo

Apresentação técnica do projecto será feita na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica

O projecto de extensão da linha 3 do Metro Sul do Tejo (MST) até à Costa da Caparica vai ser apresentado esta segunda-feira numa conferência que marca o início da primeira fase de participação pública.

- PUB -

A apresentação técnica do projecto será feita na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), na Caparica, seguindo-se duas sessões de participação pública para recolha de contributos das comunidades locais no dia 20 de Fevereiro no Casino da Trafaria e no dia 21 de Fevereiro no Inatel da Costa da Caparica.

A população do concelho de Almada, é assim chamada a participar num debate sobre um projecto que prevê a criação de 10 estações.

De acordo com a Câmara Municipal de Almada, a Transportes Metropolitanos de Lisboa e o Metropolitano de Lisboa, a divulgação do plano e a recolha de dúvidas e questões são passos essenciais para o envolvimento das comunidades locais neste projecto de mobilidade sustentável, que pretende ir ao encontro das necessidades das pessoas.

- PUB -

O processo de participação pública encerra em 6 de Março com uma conferência de divulgação das conclusões e planeamento das fases seguintes do projecto.

O traçado em estudo terá uma extensão de 7,16 km e inclui 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.

O percurso ligará o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos e incluirá dois novos interfaces de transportes: um no Centro da Costa da Caparica e outro junto à Estação Fluvial da Trafaria.

- PUB -

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa foi a entidade convidada a organizar, mediar e produzir um relatório independente sobre os contributos dos cidadãos.

Em Julho de 2024, o ministro das Infraestruturas disse esperar que as obras para a extensão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e à Trafaria possam arrancar dentro de cinco a sete anos.

A expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica foi anunciada pelo então primeiro-ministro António Costa (PS) em 29 de Março de 2023, durante a iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Setúbal.

Actualmente com três linhas em funcionamento, Cacilhas/Corroios, Pragal/Corroios e Cacilhas/Campus da NOVA FCT, o Metro Sul do Tejo revolucionou a mobilidade entre Almada, Corroios e o Monte da Caparica, e, segundo dados da empresa, transporta mais de 16 milhões de passageiros por ano.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -