Moagem de Sabóia foi transformada numa infra-estrutura para ser um lugar de onde podem sair grandes ideias
Desde meados de Maio de 2024 que a Moagem de Sabóia, no concelho de Odemira, está a funcionar como incubadora de empresas para receber as ideias e projectos de quem queira criar um grande negócio.
O local, que em tempos deu lugar a um complexo industrial, foi transformado numa infra-estrutura para ser um lugar de onde podem sair grandes ideias. O objectivo é atrair os jovens empreendedores à vila do Litoral Alentejano sendo que, este, fornece instalações modernas, onde se contam gabinetes, salas de reunião e espaços de co-working [em português: trabalho colaborativo].
Para impulsionar o empreendedorismo e a inovação no concelho o espaço conta ainda com acesso a serviços de apoio como mentoria, consultoria e formação, para o sucesso na fase inicial da actividade das empresas instaladas.
Com o espaço, há quase um ano transformado, espera-se estimular a inovação, com vista a que esta possa contribuir para a diversidade e competitividade do tecido empresarial do concelho, bem como impulsionar a capacidade criativa – através dos vários serviços que oferece. Ao ser um local onde vários projectos podem coexistir, espera-se a partilha de experiências, conhecimento e contactos, por forma a que todos se possam auxiliar na gestão dos seus negócios.
O conceito vai ainda mais longe porque, além de todas estas valências, a incubadora de empresas está também ao serviço daqueles que trabalham por conta própria, ou por conta de outrem e que, por impossibilidade de terem um espaço de trabalho adequado, podem utilizar os gabinetes aqui instalados. Destaca-se também as proximidades às cidades de Lisboa e Algarve.