Demência discutida com doentes, familiares e cuidadores

Demência discutida com doentes, familiares e cuidadores

Demência discutida com doentes, familiares e cuidadores

Iniciativas vão decorrer todos os meses ao sábado de manhã no Auditório da Casa do Largo – Pousada da Juventude

“Chá com História” é o nome da iniciativa desenvolvida pelo Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Setúbal e que convida os participantes a assistirem a sessões, com a demência como temática principal, e que têm como objectivo promover a partilha e a entreajuda.

- PUB -

Para estas, que vão decorrer todos os meses ao sábado de manhã no Auditório da Casa do Largo – Pousada da Juventude, convida-se a participar pessoas portadoras da doença, familiares e cuidadores informais que queiram fazer parte da iniciativa de sensibilização que procura “reforçar o suporte emocional, fomentar a rede de apoio social e a recolha de informação relacionada com esta temática”, como explica a autarquia em nota de Imprensa.

No passado sábado decorreu a primeira iniciativa do ano sendo que, as próximas, decorrem nas datas 15 de Fevereiro, 22 de Março, 12 de Abril, 24 de Maio, 7 de Junho e 12 de Julho. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do e-mail gabinete. saude@mun-setubal.pt ou do contacto telefónico 936 616 738. As sessões “são complementadas com um lanche nutritivo e saudável e diversos livros, existindo sempre espaço para questões e partilhas do público”.

Estas estão a cargo da neuropsicóloga Andreia Cordeiro, da Mentes INquietas – Clínica do Desenvolvimento, Comportamento e Emoções, parceira da iniciativa. “A demência consiste na deterioração das funções cognitivas com efeitos na autonomia dos doentes. Estima-se que 19,9 pessoas em cada mil habitantes sofram de demência em Portugal, número que o colocam como um dos países da OCDE com maior prevalência da doença”, lê-se ainda na informação da autarquia.

- PUB -

A iniciativa “Chá com História” é dinamizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, Comunidades em Acção (PRR) face à candidatura à Operação Integrada Local (OIL) na União das Freguesias de Setúbal Sem Âncoras.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -