Financiamento para apoiar actividade regular e programada de 45 entidades do concelho
Ao abrigo da Matriz de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo vários clubes e associações vão receber um apoio de perto de 165 mil euros. Este financiamento, que foi aprovado na reunião pública desta quarta-feira, destina-se apoiar a actividade regular e programada de 45 clubes e associações desportivas do concelho setubalense para 2024, um número que, segundo a deliberação, “ tem aumentado ao longo dos anos”.
Os montantes, atribuídos ao abrigo da Matriz de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo, são variáveis, sendo estes calculados de acordo com uma “pontuação encontrada pelo somatório da ponderação de parâmeros técnicos”.
Na deliberação camarária explica-se que a aplicação da matriz tem como objectivo “fazer a distribuição dos apoios com critérios de equidade, conferindo segurança à decisão”, o que permite financiar o associativismo, “uma das formas mais eficientes de promover e incentivar o desporto junto da população”.
Dessa forma, a criação de parcerias com as colectividades locais que actuam neste domínio é “uma mais-valia para o município”, uma vez que “potencia os recursos existentes e promove uma oferta de qualidade próxima da comunidade”.
No documento, a autarquia realça que, ao longo dos anos, tem procurado “manter um apoio contínuo aos clubes e associações desportivas do concelho”, que se traduzem de várias formas, como previsto no Regulamento Municipal de Apoio ao Movimento Associativo.
Em nota de Imprensa, o município sadino destaca que este instrumento, “além do financiamento directo de actividades regulares através da matriz, enquadra a comparticipação da actividade pontual, o apoio logístico a eventos, as isenções de taxas na utilização de equipamentos desportivos municipais e a cedência de transporte municipal”.