Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove esta terça-feira a 12.ª edição do exercício
Precisamente às 11h05 desta terça-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove a 12.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”.
Organizada anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, esta acção pretende “capacitar a população de noções sobre como agir em caso de sismo”.
Em nota de Imprensa, a Câmara Municipal de Setúbal explica que “saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoprotecção a adoptar”, é a finalidade desta iniciativa.
Será em apenas um minuto que os participantes, tanto a título individual ou colectivo, como famílias, escolas, empresas e instituições públicas, privadas ou associativas, são “convidados a executar os três gestos de autoproteção, concretamente baixar, proteger e aguardar”.
Segundo o comunicado emitido pela autarquia setubalense, cidadãos e as entidades são convidados a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como “demonstração do compromisso pessoal/institucional para com a causa da protecção e segurança, e como apoio a esta acção de cidadania”.
É ainda esclarecido pela edilidade sadina que o exercício público “A Terra Treme”, que este ano coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, procura “alargar o conhecimento sobre os riscos sísmicos e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais resiliente”.