Profissionais de saúde debatem teleconsultas e modelos de atendimento à distância

Profissionais de saúde debatem teleconsultas e modelos de atendimento à distância

Profissionais de saúde debatem teleconsultas e modelos de atendimento à distância

Encontro na sala de sessões do Hospital de São Bernardo reuniu 54 participantes para repensarem a Saúde

A Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), que abrange os concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela, organizou a iniciativa “Dia Digital e Telessaúde” onde os profissionais puderam discutir novas formas de dar assistência aos utentes, à distância.

- PUB -

Em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) a sala de sessões do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, contou com 54 participantes que debateram sobre “novos modelos de atendimento à distância, com o objectivo de melhorar os cuidados de saúde prestados aos utentes da ULSA”, como explicam em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

No final do encontro já tinham sido partilhadas várias experiências sobre prácticas de telessaúde e de “utilização de plataformas digitais, como a Live, que permite a realização de teleconsultas”.

Assim, foi feito o anúncio de que vão ser distribuídos kits de equipamentos, em todos os serviços, para possibilitar o acompanhamento remoto “de doentes e permitindo a monitorização contínua e domiciliária dos utentes”. “Esta medida faz parte da estratégia da ULSA para adoptar novos modelos de atendimento e expandir a sua carteira de serviços, incluindo consultas e interacções à distância”, explicam ainda.

- PUB -

O encontro teve como principal finalidade capacitar os profissionais de saúde para os desafios, que são já actuais, e mostrar as oportunidades que os modelos de atendimento à distância oferecem.

Esclarece a ULSA que a “implementação de telessaúde e soluções digitais visa transformar os cuidados prestados, facilitando o acesso dos utentes a serviços de saúde de forma mais ágil e cómoda”, e que esta inclusão vai permitir “um acompanhamento mais digital e contínuo, garantindo maior proximidade entre os profissionais de saúde e os utentes, mesmo à distância”.

O “Dia Digital e Telessaúde” contou com profissionais de cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários e foi importante para que a ULSA possa pensar novas formas de chegar aos utentes que a procuram.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -