Encontro enogastronómico está marcado para o última dia, em Azeitão, onde se confecciona um menu inovador e arrojado
São 40 os restaurantes onde, ao longo da próxima semana, se vão poder degustar as mais variadas formas de servir o salmonete pescado nas águas da região. A partir de hoje, e até 27 de Outubro, sai à rua a Semana do Salmonete.
Na edição deste ano destaca-se um encontro enogastronómico que tem lugar na Adega Quinta da Bacalhôa, em Azeitão, pelas 17 horas do último dia de certame que se realiza no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”. Neste o chefe Luís Alves, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, vai preparar um “menu inovador e arrojado” que depois é degustado pelos participantes que vão assistir a todo o processo de confecção.
O evento é indicado a maiores de 18 anos e tem inscrições abertas através da ligação disponível no portal da Câmara Municipal de Setúbal (https:// tinyurl.com/encontrossalmonete). A iniciativa tem a duração de cerca de três horas e é de participação gratuita, mas limitada ao número de vagas – que caso não sejam ocupadas, as inscrições encerram a 22 de Outubro, como explica o município em nota de Imprensa.
A Semana do Salmonete é organizada pela autarquia setubalense com os apoios de Docapesca, Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Rota de Vinhos Península de Setúbal e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
Contam-se, entre os restaurantes que vão confeccionar menus com salmonete, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Alface Filha, Antóniu’s, Calhabem, Casa de Pasto O Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa d’Ouro, Estrela do Sado, Novo 10, Novo Lídia, O Alface e O Batareo.
Outros locais onde o pescado vai ser rei é n’ O Bote, O Convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, O Jaques, O Migas, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Sonho, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Pinga Amor Marisqueira, Poço das Fontainhas, Rebarca, Restinguinha, Rio Azul Marisqueira e Tasca do Toninho.
A Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Velho Lídia, Verde e Branco e Xtoria também aderiram ao leque de espaços.