Está de regresso a uma casa onde já teve responsabilidades de comando. Sucede no cargo à coronel Diná Azevedo
O coronel Natalino Pereira é, desde a passada quarta-feira, o novo comandante da Base Aérea n.º 6, do Montijo. Sucede no cargo à coronel Diná Azevedo, que foi a primeira mulher a comandar uma base aérea no nosso país.
A cerimónia de rendição no comando daquela unidade militar foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general João Cartaxo Alves.
Natural de Lamego, Natalino José Rodrigues Pereira ingressou no Curso de Ciências Militares Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1993, na especialidade de piloto-aviador. Foi comandante da Esquadra 101 – “Roncos”, de 2009 a 2012, e está de regresso a uma “casa” que já conhece bem. Entre 2014 e 2017, foi também comandante do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, instalado na unidade militar do Montijo.
Na BA6 operam as “frotas C-130 Hercules, para a execução de missões de Transporte; C-295M, para efectuar missões de transporte, vigilância marítima e busca e salvamento; Falcon 50, para o transporte aéreo especial (por exemplo de altas entidades ou de órgãos); e helicópteros EH-101 Merlin, para transporte, busca e salvamento e vigilância e reconhecimento”, lê-se no site da Força Aérea.
A estas valências junta-se ainda o centro de treino, onde são ministrados “cursos de sobrevivência e salvamento individual, incluindo em ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química, bem como ainda no domínio do reconhecimento e inactivação de engenhos explosivos”.
A BA6 tem como lema “Força e Grandeza de Ânimo”.