18 Julho 2024, Quinta-feira

- PUB -
Feira de Sant’Iago celebra liberdade com atracção de 42 metros de altura

Feira de Sant’Iago celebra liberdade com atracção de 42 metros de altura

Feira de Sant’Iago celebra liberdade com atracção de 42 metros de altura

Novo equipamento de diversão é grande novidade no certame. Cartaz preenchido com mais de 30 espectáculos musicais e exposição sobre 25 de Abril

Há mais de 400 anos que a Feira de Sant’Iago entusiasma a população de Setúbal e esta nova edição traz novidades que procuram ir ao encontro das expectativas dos setubalenses. O certame traz como principal novidade um equipamento de diversão com 42 metros de altura, acompanhado por uma exposição sobre o cinquentenário do 25 de Abril, contando ainda com mais de 30 espectáculos musicais na programação.

- PUB -

A 442.ª edição da feira, que se realiza entre os dias 25 de Julho e 4 de Agosto, conta com a presença de 170 expositores, sendo que destes, trinta serão dedicados aos divertimentos e outros trinta à gastronomia. Quanto ao movimento associativo, estará representado por 35 entidades, sendo que entre as restantes atracções é dado o destaque à Feira do Livro e do Vinil, espaços de jogos tradicionais, slide e showcookings. 

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, ‘exigia-se’ que o tema estivesse ligado à Revolução dos Cravos. Para assinalar este momento na feira, vai estar patente uma exposição que convida os visitantes a reflectir sobre a vivência dos setubalenses na revolução e a celebração do 1.º de Maio de 1974, abordando também alguns momentos marcantes durante o PREC (Processo Revolucionário em Curso).

Outra das grandes novidades é a nova atracção que, no entender da organização, vai “surpreender” todos os visitantes. Trata-se de um equipamento de diversão com cerca de 42 metros de altura, que não foi mais especificado, para manter o suspense, com a organização a deixar o convite para os visitantes experimentarem esta nova atracção.

- PUB -

Em conferência de imprensa de apresentação do certame, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, considerou que esta se trata de “uma das maiores e mais importantes feiras do País, capaz de atrair milhares de visitantes das mais diversas origens”.

O autarca sadino reforçou que a Feira de Sant’Iago é a “maior iniciativa e, tradicionalmente, a maior festa da cidade e da região”. No entender de André Martins, falar deste certame é uma forma de “despertar memórias em todas as gerações de setubalenses e das gentes que vivem em torno da cidade”, acrescentando que é a festa “mais intensa, mais genuína, mais tradicional e mais antiga” que existe na região.

“É na feira que nos encontramos, que confraternizarmos e que nos sentamos à mesa para a bifana. Aguentamos com prazer a fila para as farturas ou para a Bolacha Piedade. Na feira, vemos e somos vistos. Encontramos velhos amigos e somos por eles encontrados”, atirou. 

- PUB -

Para o autarca, a realização da Feira de Sant’Iago é “reflexo do compromisso em promover a cultura, o comércio local e o turismo”, contribuindo para o “desenvolvimento sustentável da cidade”.

Cartaz musical quer alcançar todos os gostos

Já está fechado o cartaz musical da edição de 2024, tendo como principais nomes Nininho Vaz Maia, Carolina Deslandes, Raquel Tavares e Badoxa. A aposta da autarquia, a nível musical, continua a recair na música cantada em português, embora varie entre os vários géneros musicais.

Para recordar ‘os bons velhos tempos’, a 25 de Julho o palco vai ser da responsabilidade dos Excesso, que vão apresentar os seus grandes êxitos da década de 90.

No dia seguinte, 26 de Julho, chega a vez de Soraia Ramos, com a cantora cabo-verdiana a trazer para a cidade do Sado os ritmos africanos. A 27 de Julho, o palco fica preenchido com a actuação de Nina Toc Toc.

No dia seguinte, a 28, a banda setubalense Big Up sobe ao palco e traz o reggae consigo. Um dos grandes nomes desta edição do tradicional certame setubalense é Carolina Deslandes, que sobe ao palco principal da Feira de Sant’Iago a 29 de Julho.

Para 30 de Julho o palco está guardado para Raquel Tavares que, com uma versão ‘própria’ de fado, apresenta o seu repertório variado. A 31 de Julho o município apresenta Badoxa como artista convidado, que traz kizomba aos setubalenses. 

Para começar o mês de Agosto, o certame sadino traz a actuação de Mastiksoul, no dia 1. No dia seguinte, 2, sobem a palco os Supa Squad.

Para fechar a Feira de Sant’Iago, a organização do evento decidiu trazer para as Manteigadas Nininho Vaz Maia. O artista português já está confirmado e vai trazer a Setúbal no dia 4 de Agosto a sua música flamenca e pop, demostrando sempre orgulho através da música nas tradições ciganas.

Menos dias de festa levam a menor investimento

Na apresentação da Feira de Sant’Iago, a organização esclareceu que com a redução dos dias da feira o orçamento também reduz. Nesta edição o orçamento está entre 600 e 700 mil euros, estando a receita entre os 300 e os 400 mil euros, criando uma cobertura da despesa por parte da receita entre 50% a 60%.

“Essas são as perspectivas que temos e não falhamos muito de certeza, porque sabemos exactamente os custos e as receitas que este certame nos traz nestes onze dias”, explicou Luís Liberato Baptista, director do Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude da Câmara de Setúbal.

Quanto à redução do número de dias, André Martins considera que é necessário encontrar um número de dias que fique estabilizado. “O objectivo é situar a feira num número de dias que abranja dois fins-de-semana, e que se situe no final do mês de Julho e no começo do mês de Agosto”, explicou.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -