Obra de requalificação em curso na Rua dos Carmelitas com investimento de cerca de 60 mil euros
Estão a decorrer na Rua das Carmelitas, no Bairro do Troino, obras de requalificação que têm como objectivo melhorar a qualidade de vida da população setubalense. O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou em visita à obra a responsabilidade da autarquia em requalificar todo o espaço urbano, garantindo que é isso que está a ser feito na operação urbanística em curso na Rua dos Carmelitas, uma empreitada da edilidade que conta com um investimento de cerca de 60 mil euros.
André Martins sublinhou a “complexidade” desta beneficiação, que tem a conclusão prevista para o final de Agosto. “É uma obra de difícil execução, numa rua com um único acesso e um plano inclinado muito significativo.”
Segundo o autarca, com esta solução, a câmara municipal assegura a acessibilidade pedonal a pessoas com mobilidade condicionada, a qual “não estava até agora garantida devido ao desnível”, que atinge os 10 metros, entre a Rua Marques da Costa e o extremo oposto da Rua dos Carmelitas.
“É feito na perspectiva de criar melhores acessibilidades pedonais e, assim, garantir a mobilidade para todos os que aqui vivem”, reforçou o líder autárquico, que nesta visita se fez acompanhar pela vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, e da vereadora do Urbanismo no município, Rita Carvalho.
O edil realçou ainda que esta era uma intervenção necessária e recompensadora. “As obras são necessárias, mas enquanto estão a decorrer criam problemas às pessoas, por isso, vamos concluí-la o mais rapidamente possível para que os que aqui vivem possam beneficiar de uma maior qualidade urbana”, rematou.
Em nota de Imprensa, a autarquia setubalense explica que a obra está, nesta fase, centrada na reabilitação de infra-estruturas enterradas, em que se inclui a “criação de uma nova rede de saneamento inicialmente prevista e a renovação do sistema de abastecimento de água, que vai ser executada numa empreitada paralela a cargo dos Serviços Municipalizados de Setúbal”.
Este projecto de requalificação contempla ainda a “execução de uma nova solução de drenagem de águas pluviais”, a qual, em virtude do “acentuado declive da rua”, que “dificulta acções de limpeza e manutenção mecânicas, passa a ser feita num sistema de recolha superficial, posteriormente encaminhado para um colector enterrado”.
De acordo com o mesmo comunicado, depois dos trabalhos no subsolo, a obra prossegue para a requalificação de superfície, a qual “contempla toda a área exterior da Rua dos Carmelitas, com aproximadamente 370 metros quadrados, para criar um espaço organizado, com renovadas soluções de mobilidade, conforto e segurança para moradores”.