26 Julho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Museu da Música Mecânica vai destacar Gaita de fole em exposição

Museu da Música Mecânica vai destacar Gaita de fole em exposição

Museu da Música Mecânica vai destacar Gaita de fole em exposição

Iniciativa integra o processo de candidatura ‘Palmela é Música’ à Rede de Cidades Criativas da UNESCO

 

“Paisagem sonora – a Gaita de fole” dá nome à mostra que vai ser inaugurada pela Câmara Municipal de Palmela, no próximo sábado, 9, a partir das 16h30, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo. A exposição vai ficar patente no referido espaço museológico até 2 de Outubro.

- PUB -

“A exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no concelho de Palmela, é organizada pelo município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o Festival Internacional de Gigantes (FIG), a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo”, revela a autarquia, que adianta outro dos atractivos da mostra.

“A iniciativa integra o ‘Palmela é Música’, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do município e dos parceiros neste processo”, explica a edilidade.
A cerimónia de inauguração da exposição vai ser abrilhantada com a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.

O público poderá visitar a mostra de terça-feira a domingo, das 14h30 às 17h30 (encerra no domingo de Páscoa), “sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu”. Quem visitar a exposição poderá ficar a “saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros”.

- PUB -

Salientando a forma como nasceu a Gaita de fole e as suas características sonoras, a autarquia sublinha ainda que “o repertório” associado ao instrumento é “maioritariamente de tradição oral”, tendo passado “de geração em geração, num movimento de sobrevivência”, quer da Gaita de fole quer dos músicos, “gaiteiros de alma cheia”. Actualmente, acrescenta o município, a Gaita de fole “reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais”, alcançando uma “expressão singular no concelho de Palmela”.

 

Actividades associadas à mostra

- PUB -

 

Paralelamente, a Câmara anuncia que o Museu Municipal de Palmela “vai dinamizar, em Abril, um conjunto de actividades”, no âmbito da referida exposição que irá estar patente no Museu da Música Mecânica.

“Páscoa 2019 – Férias a crescer… A Gaita de fole” será o tema do programa de ocupação dos tempos livres dos mais jovens nas férias da Páscoa deste ano. As actividades vão decorrer das 10h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, no dia 10, para crianças dos 6 aos 8 anos, e no dia 11, para crianças dos 9 aos 11 anos (limite de 25 crianças por grupo).”

O ponto de encontro, indica a autarquia, será no Castelo de Palmela/Atelier do Serviço Educativo. A participação é gratuita para residentes, estudantes e filhos de trabalhadores no concelho, “mediante inscrição prévia e por ordem de chegada, até ao dia 3 de Abril”.

Ainda na sequência da mostra “Paisagem sonora – a Gaita de fole”, terá também lugar, mas a 13 de Abril, outra iniciativa: a “Oficina de palhões e afinação de Gaita de foles”, promovida pela Oficina Sons da Música (Victor Félix e Mário Estanislau). Esta oficina decorrerá no Museu da Música Mecânica, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, com um número mínimo de oito participantes e máximo de 12. A participação também é gratuita, mediante inscrição prévia e por ordem de chegada.

As inscrições para estas duas actividades, lembra o município, devem ser efectuadas através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212 336 640.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -