2 Maio 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIdosos recordaram 49 anos de revolução com músicas e poemas na Praça...

Idosos recordaram 49 anos de revolução com músicas e poemas na Praça do Bocage [fotogaleria]

Marlene Caetano considerou que o retorno destas actividades têm sido muito positivos para a mobilidade e comunicação dos mais velhos

 

- PUB -

Vozes em uníssono alegraram durante a tarde de ontem a Praça de Bocage, em Setúbal, com seis centros de dia do concelho a juntarem-se para relembrar músicas e poemas que fizeram parte de Abril de 1974.

“A Gaivota”, “Acordai”, “E depois do Adeus”, “Milho Verde”, “Moda do Entrudo”, “Vampiros, “Venham mais Cinco” e “Meninos de Huambo” foram as escolhas do repertório que chamou dezenas de pessoas até à praça para assistir ao “Cantar Abril”, iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e o Grupo EnvelheSeres.

Os grupos Conforto dos Avós, Oficina da Partilha do Espaço Maioridade – Junta de Freguesia de São Sebastião, Centro Comunitário Vanicelos, Associação Solidariedade da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Centro Comunitário de São Sebastião, e, Socorros Mútuos foram responsáveis pelos momentos musicais e boa disposição vivida por todos os curiosos que passavam e ficavam para assistir aos cantares.

- PUB -

De sorriso no rosto Marlene Caetano, presidente da Junta de Freguesia do Sado, acompanhou de perto a actividade da autarquia e referiu a importância do retorno destas iniciativas após o interregno pandémico. “De uma forma geral para todas as instituições, e agora no pós-pandemia em que houve uma reabertura dos centros de dia, o retomar da vida normal tem sido bastante importante”.

Questionada sobre a importância do envolvimento dos mais velhos nestes programas, a autarca refere que é necessário “voltar a motivar [os idosos] para sair e conviver, e para também se empenharam nestas iniciativas que são muito importantes para a estimulação cognitiva e da própria mobilidade”.

“Acho que eles [os idosos] estão bastante motivados, e nesta actividade alusiva ao 25 de Abril, uma data que a estas pessoas diz muito”.

- PUB -

Entre canções, palmas e algumas histórias contadas durante os intervalos das músicas, os idosos tiveram uma boa tarde e com direito a receberem cravos, símbolos da data que fez este ano 49 anos.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -