19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalIdosos recordaram 49 anos de revolução com músicas e poemas na Praça...

Idosos recordaram 49 anos de revolução com músicas e poemas na Praça do Bocage [fotogaleria]

Marlene Caetano considerou que o retorno destas actividades têm sido muito positivos para a mobilidade e comunicação dos mais velhos

 

- PUB -

Vozes em uníssono alegraram durante a tarde de ontem a Praça de Bocage, em Setúbal, com seis centros de dia do concelho a juntarem-se para relembrar músicas e poemas que fizeram parte de Abril de 1974.

“A Gaivota”, “Acordai”, “E depois do Adeus”, “Milho Verde”, “Moda do Entrudo”, “Vampiros, “Venham mais Cinco” e “Meninos de Huambo” foram as escolhas do repertório que chamou dezenas de pessoas até à praça para assistir ao “Cantar Abril”, iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e o Grupo EnvelheSeres.

Os grupos Conforto dos Avós, Oficina da Partilha do Espaço Maioridade – Junta de Freguesia de São Sebastião, Centro Comunitário Vanicelos, Associação Solidariedade da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, Centro Comunitário de São Sebastião, e, Socorros Mútuos foram responsáveis pelos momentos musicais e boa disposição vivida por todos os curiosos que passavam e ficavam para assistir aos cantares.

- PUB -

De sorriso no rosto Marlene Caetano, presidente da Junta de Freguesia do Sado, acompanhou de perto a actividade da autarquia e referiu a importância do retorno destas iniciativas após o interregno pandémico. “De uma forma geral para todas as instituições, e agora no pós-pandemia em que houve uma reabertura dos centros de dia, o retomar da vida normal tem sido bastante importante”.

Questionada sobre a importância do envolvimento dos mais velhos nestes programas, a autarca refere que é necessário “voltar a motivar [os idosos] para sair e conviver, e para também se empenharam nestas iniciativas que são muito importantes para a estimulação cognitiva e da própria mobilidade”.

“Acho que eles [os idosos] estão bastante motivados, e nesta actividade alusiva ao 25 de Abril, uma data que a estas pessoas diz muito”.

- PUB -

Entre canções, palmas e algumas histórias contadas durante os intervalos das músicas, os idosos tiveram uma boa tarde e com direito a receberem cravos, símbolos da data que fez este ano 49 anos.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -