30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVítima de ataque ao Centro Ismaili era diplomada pelo Instituto Politécnico de...

Vítima de ataque ao Centro Ismaili era diplomada pelo Instituto Politécnico de Setúbal

Farana Sadrudin estudou engenharia informática na instituição sadina, que está hoje com a bandeia a meia haste “em sinal de luto”

 

- PUB -

Farana Sahbudin Sadrudin, uma das vítimas do ataque ao Centro Ismaili, em Lisboa, era diplomada em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Em nota direccionada à comunidade académica, Ângela Lemos, presidente da instituição, diz ser “com enorme pesar e profunda consternação” que comunica “o falecimento de Farana Sahbudin Sadrudin”, revelando que no edifício da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal a bandeira está hoje colocada a meia haste “em sinal de luto”.

“Aos familiares, amigos e colegas, em nome de toda a comunidade académica, apresento as mais sentidas condolências e determino que no edifício da ESTSetúbal a bandeira seja colocada a meia haste, em sinal de luto, quarta-feira, 29 de Março”.

- PUB -

Farana Sadrudin, de 49 anos, foi uma das duas mulheres que morreram esta terça-feira no ataque ao Centro Ismaili, levado a cabo por Adbul Bashir, cidadão de nacionalidade afegã que está em Portugal desde Outubro de 2021.

A diplomada pelo IPS e Mariana Jadaugy, também vítima no ataque, estavam responsáveis pelo processo de integração do atacante, que entrou na sala onde estava a decorrer uma aula e atacou as duas mulheres com uma faca.

Sobrinha de Nazim Ahmad, representante diplomático do Imamat Ismaili em Portugal, Farana Sadrudin desempenhou funções de representante da comunidade ismaelita em Madrid.

- PUB -

Foi, ainda, membro do Conselho de Subsídios e Revisão e Membro do Conselho de Conciliação e Arbitragem por Portugal na Comunidade Ismaili, sendo que desde Dezembro de 2021 trabalhava na Fundação FOCUS – Assistência Humanitária, na qual geria o processo de integração orgânica dos refugiados.

O ataque desta terça-feira fez ainda um ferido grave. O suspeito, que terá “avançado na direcção do polícias, com a faca na mão”, acabou por ser neutralizado com um tiro.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -