3 Março 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalAlcocheteAlcochete decreta dois dias de luto municipal pela perda do Maestro António...

Alcochete decreta dois dias de luto municipal pela perda do Maestro António Menino

O corpo de António Menino vai estar esta quarta-feira, a partir das 17 horas, em câmara ardente na Sociedade Imparcial de Alcochete, de onde sairá na quinta-feira, pelas 12h45, para cremação no Complexo Fúnebre de Setúbal

 

- PUB -

A morte do Maestro António Menino, na madrugada desta terça-feira, deixou Alcochete e a comunidade artística de luto. As mensagens e manifestações de pesar pela perda irreparável, para a cultura alcochetana, em particular, e nacional, em geral, sucederam-se nas redes sociais e o presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, já decretou dois dias luto municipal (amanhã e quinta-feira).

Em voto de pesar, publicado na página oficial da autarquia na Internet, é enaltecido o contributo dado por António Menino a Alcochete, enquanto “músico, dirigente, professor e ícone cultural”.

“Reconhecendo o seu percurso de excelência como músico, dirigente, professor e ícone cultural da nossa terra, o Município de Alcochete decreta dois dias de luto municipal (dias 07 e 08 de Fevereiro) com colocação da bandeira municipal a meia haste, recomendando às juntas de freguesia deste município que procedam do mesmo modo com as respectivas bandeiras”, anunciou a edilidade.

- PUB -

Além de liderar a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete durante os últimos 25 anos, António Menino dirigia ainda a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. E o município de Reguengos de Monsaraz, na página que administra no Facebook, também já veio lamentar a perda e elogiar o Maestro.

“Foi com profunda tristeza e consternação que tomámos conhecimento do falecimento de António Menino, um grandioso Maestro e de uma entrega inexcedível à Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que a todos honrou com a sua amizade e profissionalismo. António Menino representou e continuará a representar um referencial de seriedade, rigor e exigência para os músicos da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e deixará uma grata memória junto de todos os que com ele tiveram o privilégio de aprender e conviver, mas também de todos os reguenguenses que puderam assistir aos seus concertos. Os seus ideais, o seu conhecimento, o seu profissionalismo, a força da sua visão e a sua energia vão ser um exemplo maior para todos os músicos de Reguengos de Monsaraz”, lê-se na nota publicada pelo município de Reguengos de Monsaraz.
O corpo de António Menino vai estar esta quarta-feira, a partir das 17 horas, em câmara ardente na Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete. No dia seguinte (quinta-feira) tem lugar, pelas 11h30, cerimónia de “encomendação” nas instalações da instituição, de onde o corpo sairá, pelas 12h45, para cremação no Complexo Fúnebre de Setúbal às 14 horas.
- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Pedro Catarino já é goleador-mor dos sadinos na 1.ª Divisão da AF Setúbal

Com cinco golos no Vitória B, avançado do plantel principal volta a ser decisivo
- PUB -