9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Paulo Silva afirma que o concelho do Seixal é um dos mais desenvolvidos do País

Paulo Silva afirma que o concelho do Seixal é um dos mais desenvolvidos do País

Paulo Silva afirma que o concelho do Seixal é um dos mais desenvolvidos do País

Procurado para viver e instalação de empresas, o Seixal vai relembrar ao novo Governo que o futuro hospital tem de ser construído

 

O Seixal não aceita que o futuro hospital para o concelho caia no esquecimento e, brevemente, vai anunciar “uma grande acção de luta para mostrar ao novo Governo que estamos todos juntos em defesa da construção do hospital”, disse o presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, ontem, no dia grande das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 frente à população, na Praça 1.º de Maio.

No mesmo momento, aproveitou para deixar uma homenagem a todos os autarcas que, desde as primeiras eleições democráticas, construíram o concelho, e lembrou o primeiro presidente da Câmara do Seixal, Eufrásio Filipe.

Para elucidar o que era o concelho no antes 25 de Abril de 1974, Paulo Silva aproveitou estar a discursar ao lado da Baía do Seixal para lembrar que esta era “o esgoto do concelho. Era uma lixeira a céu aberto, onde a água era uma pequena percentagem”. E continuou: “O concelho era um dos mais atrasados do País, não havia parques infantis e recintos desportivos eram muito poucos; tudo estava por fazer”.

Mas com as portas abertas à democracia e liberdade, lembrou que a população do concelho – unida em comissões de moradores – e autarcas, “tomaram o poder nas suas mãos e, numa grande conjugação de esforços, fizeram do Seixal um dos concelhos mais desenvolvidos do País”.

E aproveitou para focar, entre os vários projectos inovadores que têm nascido no território seixalense, aquele que é “uma transformação de futuro”: O recente Seixal Criativo que leva a inteligência artificial, a prototipagem, a robótica, a realidade virtual e aumentada ao conhecimento dos alunos.

“Fomos o concelho pioneiro a ter um programa para a nossa juventude, 10.º ano, 11.º, e agora alargado ao 9º. ano. Outros podem-nos seguir, mas o Seixal foi o primeiro e isto demonstra, sem dúvida, que o concelho já vai no futuro não esquecendo toda a nossa história”. E não tem dúvidas de que o concelho “é dos que mais progride na Área Metropolitana de Lisboa” sendo o “mais procurado” para se residir. “Somos o concelho que consegue criar mais riqueza e onde são criadas mais empresas dentro da Península de Setúbal”, disse.

Com as comemorações de ontem, 25 de Abril, a começarem às 9h30 no edifício dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal, com as bandas filarmónicas do concelho a actuarem frente aos autarcas, e após a colocação da Bandeira da Liberdade de Homenagem ao 25 de Abril na Rotunda da Quinta de Santa Rita, na Torre da Marinha, os autarcas seguiram para inaugurar a sede da Associação de Apoio à Comunidade dos Países com Língua Oficial Portuguesa, na mesma localidade.

Seguiu-se o lançamento da primeira pedra do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão da Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, na Verdizela, e inauguração da Oficina do Bairro, no Bairro da Cucena, na Aldeia de Paio Pires.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -