9 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Nascidos depois da Revolução mantêm viva a chama e os valores de Abril

Nascidos depois da Revolução mantêm viva a chama e os valores de Abril

Nascidos depois da Revolução mantêm viva a chama e os valores de Abril

Estudantes de várias escolas do concelho caminharam de cravos em punho e a exclamar palavras de ordem

 

As escolas do concelho uniram-se pela Liberdade num desfile que levou os alunos desde o Jardim da Praça do Quebedo até à Praça do Bocage. Gritos pelas conquistas do 25 de Abril de 1974 pautaram toda a caminhada em que participaram mais de mil estudantes. “Paz, Pão, Habitação, Saúde, Educação”, as palavras dos conhecidos versos da música “Liberdade” de Sérgio Godinho apareciam numa grande lona que marcava o início da marcha em que os estudantes, com gritos, músicas conhecidas da celebração, cartazes e cravos em punho, fizeram o percurso sempre muito animados.

“Mais condições nas escolas”, “Liberdade para Falar” “Queremos um campo de jogos novo”, muitas eram as mensagens dos mais novos com reivindicações que se juntavam a pedidos de melhores condições nas escolas, na luta pelo clima, na habitação, na saúde, entre outras.

Presentes estiveram professores e alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas (345 pessoas), do Agrupamento de Escolas de Sant’Iago (48), da Escola Secundária D. João II (123), Escola Básica Hermenegildo Capelo (2 turmas), do Agrupamento de Escolas Luísa Todi (23), da Escola Secundária Dom Manuel Martins (100), Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage (62), e, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama (100).

A estes juntaram-se vários autarcas e figuras políticas do concelho entre os quais André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, vice-presidente do município, Luís Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, e os vereadores Carlos Rabaçal, Pedro Pina, e, Sónia Leal Martins.

Do primeiro ciclo até ao último ano do ensino secundário, no final o encontro estava marcado para a Praça do Bocage onde os alunos tiveram a oportunidade de ler manifestos da sua autoria. Entre eles, e da mão dos alunos do 8.ºF da Escola Secundária D.
João II, a actividade “Todos à Manif!”. “Queremos melhores condições nos campos de desporto da escola! / De gota em gota o mundo esgota-se! / Liberdade de expressão, calar
jamais! / Queremos que o mundo nos ouça! / Bullying estraga vidas! / Racismo Não! / A paz é uma opção, a guerra não tem razão! / Menos caça e mais protecção! / Por uma saúde de verdade juntos na mesma realidade! / Melhor educação para jovens em formação! / Grande amigo animal, grande responsabilidade! / Não ignorem
o planeta! / Quem ajuda o ambiente tem boa mente”.

À chegada ao local onde estava previsto terminar a iniciativa o edil setubalense deixou agradecimentos, principalmente aos jovens por se empenharem tanto e se envolverem na realização da actividade. “Este processo é uma manifestação a favor e de reconhecimento da liberdade de todos conquistaram no dia 25 de Abril de 1974. É a liberdade, desde
logo a liberdade de manifestação, que foi o que nós fizemos aqui. A primeira coisa que o povo quando saiu à rua fez foi assumir a liberdade de manifestação. Foi o que vocês fizeram aqui, depois outras liberdades, mas eu queria referir a liberdade de criar. É isso que vocês todos fizeram, e é por isso que nós estamos aqui. Muito obrigado a todos por estarem com os valores da família e da liberdade”.

Uma palavra também para os trabalhadores da câmara municipal, aos professores, e a tantos outros que ajudaram a que o evento fosse possível. “Agradecer à senhora vereadora que tem a responsabilidade da Educação aqui na câmara municipal. Agradecer a todos os técnicos da câmara municipal que dinamizaram esta acção, agradecer a todos os directores dos agrupamentos que assumiram esta responsabilidade de transmitir [o 25 de Abril], agradecer também a todos os professores que se envolveram neste processo, a todos os trabalhadores das escolas que também assumiram responsabilidades na organização e na dinamização deste processo”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -