Acções decorrem nas manhãs de sábado, entre as 9 e as 12 horas, no auditório do Mercado do Livramento
Os jovens com idades entre os 18 e os 30 anos vão poder desenvolver e aprofundar competências nas áreas de programação, código e robótica graças à chegada do projecto “Programar o Futuro” que já tem inscrições abertas.
Estas podem ser realizadas através do portal da Câmara Municipal de Setúbal e tem como objectivo aumentar o “número de profissionais qualificados na área da tecnologia em Portugal”, bem como “promover o sucesso profissional e trabalhar competências técnicas e sociais”, como se lê na informação fornecida pelo município.
Abrangidos estão os interessados entre os 18 e 30 anos que sejam residentes na área geográfica abrangida pelo projecto, sendo que na lista de prioritários estão as pessoas que se encontrem em situação de desemprego ou que tenham baixa escolaridade, utilizando estes cursos para adquirir mais conhecimentos.
Responsável pela gestão da formação está o Instituto Politécnico de Setúbal, que vai coordenar as acções que decorrem nas manhãs de sábado, entre as 9 e as 12 horas, no auditório do Mercado do Livramento. No total vão ser cumpridas 30 horas de aulas e, depois de concluídas, há a possibilidade de os estudantes receberem uma bolsa de estágio na qual, durante 12 horas, vão assumir “o papel de formadores de crianças entre os 8 e os 14 anos, acompanhados de formadores profissionais”.
Além do município de Setúbal, também as autarquias de Braga, Castelo Branco, Coimbra e Faro recebem o projecto desenvolvido pela SIC Esperança que conta com financiamento da Google.org.