Atlantic Ferries esclarece que passam a “existir bilheteira e validação de passagens” no cais do concelho de Grândola
A travessia de catamarã com partida de Tróia e destino a Setúbal, realizada pela Atlantic Ferries, começou a ser paga a partir desta segunda-feira. Até aqui apenas as viagens com destino àquela localidade do concelho de Grândola tinham a obrigatoriedade de aquisição de bilhetes.
O anúncio foi feito pela empresa do grupo Sonae Capital que assegura o transporte fluvial de passageiros, veículos ligeiros, pesados e de mercadorias no rio Sado, através do seu site oficial onde consta o aviso “Alteração Bilhética Catamarans”. Neste pode ler-se que “as travessias passarão a ser pagas nos dois sentidos, sendo ajustados os preços em vigor”, mas também que “os títulos adquiridos anteriormente serão válidos para o regresso”.
Não significa isto que as viagens serão mais caras. Os utilizadores deste meio de transporte pagavam, no cais da cidade de Setúbal, o valor de 9,10 euros. Com esta nova alteração o preço manter-se-á o mesmo, mas a partir de agora passam a “existir bilheteira e validação de passagens no cais de Tróia”, explica a empresa em resposta às perguntas colocadas por O SETUBALENSE.
“Este modelo corresponde a um modelo que vigorou durante muitos anos, tendo-se entendido que por questões de eficiência operacional deveria ser retomado”, adiantam.
Assim, os passageiros que queiram utilizar os catamarãs para a travessia do rio Sado vão passar a pagar 4,80 euros. Existirá ainda a modalidade de aquisição de dois títulos (ida e volta) que custará 9,10 euros, preço que era praticado até agora.
A Atlantic Ferries explica que vão manter-se também “em vigor condições preferenciais para clientes habituais, que poderão usufruir das tarifas vantajosas dos bilhetes pré-comprados”. Tendo em conta que esta era uma prática feita durante muitos anos, e questionados sobre se a medida terá apenas um carácter sazonal, esclarecem que “esta alteração não tem caracter sazonal, mantendo-se este modelo em vigor depois do Verão”.
Preços dos bilhetes aumentaram em Janeiro deste ano
Em Dezembro do ano passado a empresa responsável pelos catamarãs que realizam esta travessia avisaram que, a partir de 5 de Janeiro deste ano, os preços dos bilhetes iam sofrer alterações.
Desde esse momento que os passageiros começaram a pagar 9,10 euros – mais 30 cêntimos face aos valores praticados – bem como aqueles que utilizam o ferry para transportar os veículos ligeiros de passageiros, de mercadorias ou mistos até 3500 quilos – que pagam agora 20,40 euros (mais 80 cêntimos).
No caso do passe normal, e válido por um período de 30 dias, os utilizadores começaram também a pagar mais caro sendo que o preço actualmente praticado cifra-se nos 96,50 euros – mais 3,70 euros face a Dezembro de 2023.
Estes e outros valores podem ser consultados no site oficial da Atlantic Ferries.