Setúbal no Avante! vai debater luta dos trabalhadores e relembrar a histórica comunista Odete Santos

Setúbal no Avante! vai debater luta dos trabalhadores e relembrar a histórica comunista Odete Santos

Setúbal no Avante! vai debater luta dos trabalhadores e relembrar a histórica comunista Odete Santos

A edição deste ano é dedicada aos 50 anos do 25 de 1974. O pavilhão de Setúbal vai promover os produtos locais e dar expressão aos movimentos laborais

A Festa do Avante!, o maior evento político-cultural no País organizado por um partido político, começa já na próxima sexta-feira, 6 de Setembro e, até domingo, a Quinta da Atalaia, na freguesia e Amora, concelho do Seixal, vai celebrar nos vários palcos e espaços do recinto os 50 anos do 25 de Abril de 1974.

- PUB -

Na passada sexta-feira, a uma semana do início da festa que marca a ‘rentrée’ política do PCP após as férias parlamentares, eram muitos os militantes comunistas que acabavam a montagem dos stands e pintavam os painéis com palavras de ordem, assim como as empresas de abastecimento organizavam as mercadorias em pontos estratégicos da festa.

De norte a sul do País, e Ilhas, são 17 os distritos representados na 48.ª edição da Festa do Avante!, a que se se juntam os pavilhões da Emigração, Imigração e Mulheres, mais 52 delegações estrangeiras. No espaço dedicado a Setúbal, a estrutura principal já está montada, e o grafismo que vai decorar os painéis já traçado a lápis pronto para receberem a cor da artística plástica Joana Tomás, do Setúbal, por Joana Carolina, do Barreiro e por Fábio Vicente.

Na visita guiada por elementos da Direcção da Organização Regional de Setúbal, do PCP, O SETÚBALENSE ficou a saber que o pavilhão sadino vai apostar na divulgação da gastronomia com pratos como o choco frito, massada de peixe, marisco, sopa caramela, os queijos da região e doçaria e, como inevitável, nos vinhos da Região de Setúbal.

- PUB -

A animação vai estar também presente no espaço da região com a Roda de Sesimbra, Hélder Costa, do Seixal, Vozes da União vindas de Setúbal, Trio PJ, do Seixal e Gaiteiros Courelas do Chão Dura, da Moita.

No sábado e domingo no espaço de Setúbal estão agendados dois debates, o de dia 7, às 115h30, vai tratar da “Arrábida Candidata à Reserva da Biosfera” e às 11h30, de domingo o tema vai ser o “Plano de Desenvolvimento do PCP para a Península de Setúbal”. Muitos debates vão decorrer em vários espaços da Quinta da Atalaia, sendo estes uma das raízes da formação política da festa.

Com o espaço de Setúbal, assim como todos os outros, a ser construído com o trabalho voluntário dos militantes do PCP, que abdicam de férias turísticas para erguerem a Festa do Avante!, estão a ser montadas duas exposições, uma delas com o tema “São os trabalhadores que produzem a riqueza na Península de Setúbal”.

- PUB -

Trata-se de uma mostra política que aborda o exemplo de “grandes empresas instaladas na região, a injusta distribuição da riqueza produzida pêlos trabalhadores, e o contraste entre a evolução dos salários e o aumento dos lucros dessas empresas”, lê-se num comunicado sobre a grande festa comunista.

O Espaço da Região de Setúbal recebe ainda a exposição “Odete Santos, mulher de Abril”, que vai abordar aspectos da vida da destacada militante comunista que morreu no final de 2023.

“Uma mulher de uma dimensão particular e de notável capacidade e profundidade de análise, solidariedade, dedicação e frontalidade, com incansável e corajosa lutadora pelos interesses dos trabalhadores, do povo, do País, pelo ideal e projecto comunista”. Na sexta-feira, às 21h00, há um momento evocativo politico-cultural, junto à exposição.

No recinto é ainda possível visitar os Espaço das Artes Plásticas, onde vai estar a exposição de fotografia de Pedro Soares sobre a “Arte pública em Portugal nestes últimos 50 anos”, a par das mudanças sociais. O espaço Olaré, sobre cerâmica e tecelagem onde Setúbal está representada, o Avanteatro” onde Teatro Estúdio Fontenova vai a palco com “Os Barrigas e os Magriços.

A região vai estar também presente na festa na área do desporto com a participação de vários atletas.

Entre exposições e concertos, as actuações musicais começam com o Concerto Sinfónico que invoca o centenário dos nascimentos do grande compositor português Joly Braga Santos. Com a orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, contará com a Maestra Constança Simas como convidada. 

A festa vai receber ainda as actuações de músicos como Sérgio Godinho, Capicua e Valete. O pianista e compositor português Mário Laginha vai actuar em dueto com o músico cabo-verdiano Tcheka, num palco a que também irá subir a banda brasileira Garotos Podres, de punk-rock, e os músicos da Guiné-Bissau Nancy Vieira e Remna.

Entre os artistas nacionais, a Festa do Avante! volta a contar com a presença de The Legendary Tigerman e Bruno Pernadas, e renova a aposta no fado, com artistas como Cristina Branco ou Hélder Moutinho e um espectáculo de homenagem ao guitarrista Carlos Paredes, com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes.

Entre as estreias na Festa do Avante!, estará Ana Lua Caiano, que lançou o seu primeiro álbum este ano (“Vou ficar neste quadrado”), e o projecto Cara de Espelho, que tem como vocalista Mito Mendes (A Naifa) e junta músicos que pertenceram aos Deolinda, Gaiteiros de Lisboa, Ornatos Violeta e Humanos.

Numa edição com vários espectáculos, o grande momento político é o comício de encerramento, com a intervenção do secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, no domingo, dia 8, no Palco 25 de Abril, às 18h00.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -