23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Seixal investe 2 milhões de euros em pavilhão desportivo de “rara beleza”

Seixal investe 2 milhões de euros em pavilhão desportivo de “rara beleza”

Seixal investe 2 milhões de euros em pavilhão desportivo de “rara beleza”

A Amora tem agora um pavilhão para a prática desportiva e receber congressos, o primeiro é o da Associação de Municípios

O Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora foi inaugurado no sábado, fica no Parque Municipal do Serrado, e é visto pelo presidente da Câmara do Seixal, como um edifício de “rara beleza”. Para Paulo Silva, este equipamento desenhado pelo arquitecto Ricardo Carneiro está ao nível de “arte urbana”.

- PUB -

Era assim que o autarca se referia ao novo pavilhão, e adiantava mesmo que a Câmara Municipal o vai “candidatar ao Prémio Nacional de Arquitectura”. O facto é que o edifício, como pavilhão, tem algumas características muito própria como o grande recurso a madeiras na estrutura interior e a iluminação natural através de uma parede de fundo toda ela em vidro.

Durante a mesma intervenção, Paulo Silva frisou que o Seixal se afirma como um concelho que aposta na actividade desportiva para a população, pelo que “vai continuar a investir” neste sector, exemplo disso, apontou, é que “ainda este ano” a câmara “pretende inaugurar um pavilhão desportivo no Pinhal do General”, enquanto “será iniciada a construção do Pavilhão Desportivo de Fernão Ferro”.

Além de novos pavilhões para a prática de desporto, o presidente revelou que, para usufruto da população, as escolas no âmbito da responsabilidade da autarquia vão disponibilizar os seus pavilhões, é o caso da Escola Paulo da Gama, do pavilhão da Escola Dr. José Afonso e Escola Nuno Álvares Pereira. O objectivo é “promover a prática desportiva colocando-a ao serviço do movimento associativo e juventude”.

- PUB -

Para Paulo Silva, este exemplo tem de ser seguido pelo Governo, daí que já tenha dito ao ministro da Educação, João Costa, para que o mesmo aconteça com a “Escola Secundária da Amora” para, “fora do horário lectivo, ficar ao serviço da população”.

Mais ainda, afirma o autarca que não vai descansar enquanto o Ministério da Educação não avançar com a construção de cinco pavilhões desportivos em escolas da sua responsabilidade no concelho do Seixal. É o caso da Escola Secundária da Cruz de Pau, Secundária do 2.º e 3.º ciclo de Corroios, em Pinhal de Frades a Escola Secundária Carlos Ribeiro e ainda a Escolas de Terra e Larus. “Estes são equipamentos essenciais para o desporto escolar”.

Correspondendo a um investimento na ordem dos 2 milhões de euros, o Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora, tem 2 500 metros quadrados e 1 500 de nave, é destinado ao voleibol e outras modalidades, e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Seixal e o PELAmora Sport Club, anteriormente designado por Lobatos Volley, e que actualmente soma cerca de 400 praticantes, dos quais 264 têm idade inferior a 15 anos.

- PUB -

Com obra iniciada ainda na gestão de Joaquim Santos, que deixou a presidência da câmara em Agosto de 2022, este equipamento é visto por Paulo Silva como de “máxima importância, não apenas do ponto de vista desportivo, mas também porque permitirá acolher diversos eventos culturais e lúdicos”. O primeiro grande evento que o pavilhão na Quinta do Serrado irá receber é o Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que se realiza a 30 de Setembro, e que irá decorrer pela primeira vez no concelho do Seixal.

O novo pavilhão, construído no âmbito do Plano de Desenvolvimento Desportivo do Concelho do Seixal, tem capacidade de 500 lugares de bancada, quatro balneários para atletas, dois balneários para árbitros, salas de desporto, duas áreas de apoio a fisioterapia e primeiros-socorros, quatro salas técnicas, uma sala de apoio a formação e conferências técnicas, instalações sanitárias para público, masculinas e femininas e pessoas portadoras de deficiência, área de bengaleiro e atendimento e ainda uma área para apoio a cafetaria.

Municípios portugueses debatem estratégias e financiamento local no Seixal

O Pavilhão Municipal Cidade de Amora no Seixal recebe a 30 de Setembro o XXVI Congresso Nacional da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Neste encontro de autarcas de todo o País, vão ser debatidos temas como a Autonomia e Descentralização, a Coesão Nacional e o Financiamento Local.

A sessão de abertura está marcada para as 10h00m com a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva. Participam ainda o presidente da Mesa do Congresso e presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o presidente do Conselho Directivo e presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro. É ainda esperada a presença e intervenção do primeiro-ministro, António Costa  .

Às 18h15 é lida a Resolução Do XXVI Congresso da ANMP Relator, seguida da apresentação e debate do mesmo documento. Para as 18h45 está marcada a Votação da Resolução doc congresso e outras votações de acordo com o regulamento.

A sessão de encerramento é às 19h00, com a intervenção de Carlos Moedas, Luísa Salgueiro, e ainda de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Está ainda prevista a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -