Certame sobre melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de terça a quinta-feira no Pavilhão 1 da FIL, no Parque das Nações
O Portugal Smart Cities Summit decorre entre terça e quinta-feira, 8 e 10 de Outubro, no Pavilhão 1 da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, e volta a ter a participação do município do Seixal. As portas estão abertas entre as 10h00 e as 19h00, sendo este evento um espaço de convergência de projectos, acções e oportunidades nas áreas da mobilidade, sustentabilidade e tecnologia, permitindo reflectir sobre o futuro da organização das cidades e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Este ano a participação do município do Seixal tem como tema a “Inovação ao Serviço da Sustentabilidade”, onde vai ser dado conta do trabalho feito no concelho “rumo à eficiência e sustentabilidade, desde a implementação de um sistema de gestão inteligente de resíduos mais eficiente através da utilização da plataforma 360Waste, até à formação de jovens em ciência e tecnologia no Seixal Criativo”, adianta o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva.
Acrescenta ainda o autarca que serão apresentados os projectos desenvolvidos no território seixalense “na área da economia circular que assentam na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, destacando-se o Ecocentro Móvel, o Ecoescovão, a recolha de biorresíduos, a recolha de roupa usada, a recolha de óleos alimentares usados, a recolha selectiva de equipamentos eléctricos e electrónicos e, ainda, a reciclagem de cápsulas de café”.
Dado nota de um estudo realizado pela associação ambientalista Zero, sublinha a autarquia em nota e Imprensa que o mesmo aponta o Seixal como “um dos três concelhos do País que apresentaram em 2022, a maior taxa de recolha de óleos alimentares usados de origem doméstica”.
Lembra ainda que “em Maio de 2023, a revista Ambiente Magazine colocou o Seixal como o primeiro município, a nível nacional, com a maior taxa de recolha acumulada de óleos alimentares usados”.
O município contabilizou, ainda, “no primeiro semestre deste ano, mais de 536 mil peças de roupa (178 toneladas) desviadas de aterro”.
No Portugal Smart Cities Summit o stande do Seixal vai divulgar a funcionalidade e uso do Parque Metropolitano da Biodiversidade, os espaços agrícolas e o Seixal Green Market, projectos estes que “levam a natureza para dentro do Seixal.
Uma das grandes novidades a ser divulga é o Escape Room Energia, o qual consiste num projecto da AMESEIXAL baseado num jogo de pistas, que terá como fio condutor a eficiência energética, dirigido a alunos do concelho.