Seguro vence no concelho de Palmela a crescer quase o dobro que foi insuficiente em Poceirão/Marateca

Seguro vence no concelho de Palmela a crescer quase o dobro que foi insuficiente em Poceirão/Marateca

Seguro vence no concelho de Palmela a crescer quase o dobro que foi insuficiente em Poceirão/Marateca

O menor crescimento de Ventura chegou para reeditar um triunfo na única freguesia no distrito de Setúbal que fugiu ao novo Presidente da República

Poceirão/Marateca foi a única freguesia no distrito de Setúbal que fugiu a António José Seguro, no triunfo alcançado sobre André Ventura na segunda volta das presidenciais, no último domingo. Seguro venceu a crescer quase o dobro na votação em todas as freguesias do concelho de Palmela em relação à primeira volta das eleições, o que ainda assim acabou por ser insuficiente para evitar a reedição da vitória de Ventura em Poceirão/Marateca.

- PUB -

No total do concelho de Palmela, Seguro passou de 10.923 votos (registados na primeira volta) para 21.463 (o que se traduziu em 61,45% da votação nesta segunda volta), ao passo que Ventura passou de 10.690 votos (averbados na primeira volta) para 13.463 (38,55% da votação nesta segunda volta). Contas feitas, entre a primeira e a segunda volta, Seguro cresceu 10.540 votos e Ventura aumentou 2.773, registando-se uma diferença exata de 8 mil votos no total do concelho favorável ao primeiro. Significa isto que a esmagadora maioria dos votos do eleitorado que na primeira volta optou por outros candidatos, que não Seguro nem Ventura, se transferiu para o novo Presidente da República.

Nos resultados por freguesias, Poceirão/Marateca destaca-se por ter sido a única onde Ventura suplantou, com 2.043 votos (mais 333 do que os obtidos na primeira volta), Seguro, que registou 1.689 (mais 813 votos do que anteriormente). Ou seja, apesar de Seguro ter conseguido quase duplicar a votação, o menor crescimento de Ventura acabou por ser suficiente para garantir ao líder do Chega um triunfo que também já havia alcançado nesta freguesia na primeira volta. Ventura passou de 43,26% para 54,74% da votação, enquanto Seguro passou de 22,16% para 45,26%.

O resultado mais expressivo de Seguro, em termos percentuais, foi registado na freguesia de Palmela, onde os 6.378 votos arrecadados (mais 2.970 do que na primeira volta) se traduziram agora em 65,17%. Ventura obteve 3.408 votos (34,83%) – um crescimento de 821 votos.

- PUB -

Na freguesia de Pinhal Novo, Seguro conseguiu agora 8.766 votos (62,81%), mais 4.527 em relação à primeira volta. E Ventura contabilizou 5.191 (37,19%), o que representou um ganho de 996 votos face à votação anterior.

Já na freguesia de Quinta do Anjo, Seguro totalizou 4.630 votos (62,14%), um aumento de 2.328 quando comparado com o resultado anterior, enquanto Ventura registou 2.821 (37,86%), mais 623 votos do que na primeira volta.

Votaram no concelho de Palmela 36.527 eleitores, de um total de 60.455 inscritos, registando-se 974 votos (2,67%) em branco e 627 nulos (1,72%). Da primeira para a segunda volta, a abstenção aumentou de 36,49% (o correspondente a 22.060 eleitores) para 39,58% (23.928 eleitores).

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não