Instituição assinala efeméride à distância e revela acções formativas para 2021
Na mesma altura em que celebra 40 anos desde a sua fundação, a RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social, situada na Baía do Tejo, no Barreiro, considera que 2021 promete “amplos desafios no que respeita à continuidade das relações de proximidade”, face ao actual contexto da pandemia que, desde o seu início, não tem permitido o funcionamento e actividade plena das organizações.
Para Rute Loureiro Pires, presidente daquela IPSS, a instituição continua “a marcar a diferença junto das pessoas com quem intervimos, ajudando-as a construir um projecto de vida sustentado e adequado às suas necessidades”. A responsável acrescenta que o desafio que lhe foi proposto, em integrar o presente conselho de administração, “tem vindo a provar-se um percurso muito gratificante e, para além da responsabilidade acrescida, tem contribuído para o meu crescimento pessoal e profissional”, realça, tendo já parabenizado toda a equipa que com ela trabalha.
Neste sentido e para assinalar a efeméride, a instituição decidiu convidar todos os que se cruzaram com o seu caminho a participar, à distância, na iniciativa “40 anos de estórias”, numa mostra de testemunhos contados na primeira pessoa por utentes, formandos, actuais e antigos trabalhadores, além de parceiros e amigos, no respectivo site de Facebook.
A cooperativa, que desde sempre tem pautado a sua actuação junto de diferentes públicos, tem neste momento previsto um conjunto de iniciativas para assinalar esta comemoração e lembrar todos os que construíram uma história com quatro décadas de cooperação. “Apesar das actuais contingências, procuraremos, como até aqui, manter e reforçar as respostas que nos merecem os nossos públicos por via do esforço e do compromisso contínuos das nossas equipas e projectos”, garante o actual conselho de admistração.
Para o psicólogo clínico e director técnico da organização, Rui Grilo, o foco assente na pessoa, na partilha e afecto “são as premissas que colocam a RUMO como uma referência com provas dadas no âmbito da intervenção social e comunitária”, motivo pelo qual continua a acreditar no seu futuro.
Nova valência marca ano de celebrações
No decorrer deste ano, a instituição pretende inaugurar uma nova valência, com a abertura da creche ‘RUMO Kids’, cujas inscrições têm início já a partir deste mês. “Abraçaremos, assim, um novo desafio, uma nova fase da nossa história que, acreditamos, potenciará e reforçará o sentido da missão – para cada pessoa, um projecto de vida –, a partir de agora, desde os primeiros passos”, acrescentam os membros que integram aquela IPSS.
Ao nível da oferta formativa e apesar das medidas que levaram à interrupção das actividades lectivas, devido à propagação da doença Covid-19, que afectam o calendário inicialmente previsto, a instituição tem ainda em vista a concretização de um conjunto de acções de formação inicial e contínua, nos próximos meses de Março, Maio, Setembro e Dezembro, destinadas a pessoas com deficiência e incapacidade comprovadas, com o apoio da Agência Nacional Para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).