Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do prémio que volta a contar com O SETUBALENSE e apoio da Associação de Municípios
Há cerca de um ano, mais concretamente em Novembro, a associação ANIME – Projecto de Animação e Formação, constituída para promover a biodiversidade na Freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, venceu a primeira edição do prémio Coca-Cola Europacif Partners Portugal (CCEP) Avançamos Setúbal. “Há Vida na Quinta” foi então o projecto ganhador entre vários candidatos.
De iniciativa da CCEP, empresa com fábrica em Azeitão, este prémio, com colaboração do jornal O SETUBALENSE e apoio da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), atribuiu 10 mil euros à ANIME, o que abriu à associação as portas para pôr em marcha projectos direccionados à Quinta do Conde.
“Esta verba foi muito importante para a capacitação na formação de professores e acompanhar escolas”, e ainda dar corpo a projectos como “reforçar a plantação de plantas autóctones”, assim como “capacitação para explicar à comunidade da Quinta do Conde como cuidar dos seus espaços verdes, à volta das casas, auxiliando-as nas escolhas das melhores espécies de plantas e como poupar água”, diz Ana Duarte gestora de projectos da ANIME.
“O projecto superou as expectativas na maior parte das metas projectadas”, diz a técnica, embora reconheça que algumas tiveram de ser adiadas para os próximos dois anos
Este mês, Setembro, e em Outubro, a associação está a monitorizar as Caixas Ninho colocadas na freguesia para acolher as aves insectívoras e de rapina nocturnas em período de reprodução. “Estamos a verificar que houve mais de 60% de ocupação, isto quando os valores normais rondavam os 30%, o que já era muito bom para a freguesia”, diz a responsável da ANIME.
A este nível, o próximo passo é reforçar a colocação destas caixas em zonas como o Pinhal do General, Casal do Sapo e Conde 1.
Entre as várias dimensões do projecto “Há Vida na Quinta” a Anime tem em fase de execução a exposição, itinerante pelas escolas, com ilustrações científicas, dos registos fotográficos comunitários mais significativos. Ao mesmo tempo, está a preparar o leque de iniciativas que pretende colocar em marcha nos próximos 12 meses, dá nota Ana Duarte.
Novas candidaturas já têm inscrições abertas
Entretanto, as inscrições para a segunda edição do prémio CCEP Avançamos Setúbal estão abertas e podem ser feitas até 12 de Outubro por associações e organizações não governamentais, que actuem no distrito de Setúbal nas vertentes ambiental, de melhoria da sustentabilidade e bem-estar da comunidade.
O concurso tem como objectivo apoiar projectos com impacto relevante no distrito, em linha com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, relacionados com água potável e saneamento, energias renováveis e acessíveis, acção climática, protecção da vida marinha ou da vida terrestre.
O valor pecuniário do prémio, a entregar à candidatura seleccionada por um júri composto por elementos da CCEP, de O SETUBALENSE e da AMRS, é de 10 mil euros e será entregue numa cerimónia pública a 19 de Outubro.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na redacção d’O SETUBALENSE, em Setúbal, ou pelo e-mail avancamossetubal@osetubalense.com