19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Paulo Raimundo estreia-se no palco grande da festa comunista

Paulo Raimundo estreia-se no palco grande da festa comunista

Paulo Raimundo estreia-se no palco grande da festa comunista

O Concerto Sinfónico Comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril na noite de sexta-feira é o primeiro espectáculo de o Avante!

Faltam dois dias para a Quinta da Atalaia, em Amora, abrir os portões e receber um mar de gente – comunista, apartidária e de outras filiações políticas – desejosa de viver o que muitos consideram o maior evento político-cultural realizado em solo português – é a Festa do Avante!, nos dias 1,2 e 3. Este ano fica a marcar a primeira intervenção do secretário-geral do Partido Comunista Português no palco principal.

- PUB -

Muitos, por certo a maioria, estarão a repetir uma experiência de que gostaram; outros, certamente muitos menos, começarão por abrir os olhos de espanto perante a qualidade e quantidade de ofertas culturais, musicais, artísticas, desportivas, gastronómicas, sociais e políticas. Na verdade, por muito que lhes tivessem contado sobre a Festa, demonstrarão sempre surpresa perante um mundo que ignoravam e onde põem os pés pela primeira vez. Como muita gente diz, a Festa é impossível de descrever, só lá indo para ver.

João Pauzinho, do Comité Central do PCP e do secretariado da Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS), disse a O SETUBALENSE que “tudo está pronto, após o trabalho de centenas de voluntários, para receber os visitantes da Festa. Por isso, convidamos toda a gente a desfrutá-lo”.

O Concerto Sinfónico Comemorativo do 50.º Aniversário do 25 de Abril, na noite de sexta-feira, será o primeiro espectáculo musical. Depois, nos três dias seguintes, o programa contempla teatro e cinema, fado e artes circenses, a Bienal de Artes Plásticas, declamação de poesia, orquestra de foles, cante alentejano, Concurso de Bandas Novos Valores, provas desportivas, com realce para a Corrida da Festa. A isto juntam-se debates sobre temas actuais, gastronomia, actividades para as crianças, exposições, Feira do Livro e Cidade Internacional.

- PUB -

Dezenas de artistas, portugueses e estrangeiros, conhecidos e adorados pelo público, subirão aos vários palcos instalados no recinto. “Rock, punk, pop, jazz, electrónica, fado, veteranos e novos imperdíveis. Daqui de perto e de outras latitudes, a Festa do Avante! conta com um cartaz, mais do que para todos os gostos, para muitas descobertas”, lê-se no programa.

São muitos os factores que escoram a popularidade da Festa. A gastronomia que homenageia todas as regiões do País, do Minho e Trás-os-Montes ao Algarve, ou os concertos que entusiasmam novos e velhos, ou os debates sobre temas nacionais e internacionais, ou as provas desportivas, ou o artesanato, cuja representação não esquece nenhum recanto de Portugal.

Outro motivo de interesse, acrescido este ano, é o comício na tarde domingo. O novo secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai discursar na Atalaia, pela primeira vez, para milhares de pessoas.

- PUB -

É tarefa dura enumerar todos os artistas que valorizam a Festa, entre eles vão estar Jorge Palma, Rui Reininho, Paulo de Carvalho, A Garota Não. Tim, Mimicat, Ricardo Leão, Carolina Deslandes, a cantora italiana Loredana Savino, Mísi e Conjuntos como África Negra, Bateu Matou, Criatura, Chris Luquette East Coast Bluegrass Band, Noy Forbidden e Orquestra do Hot Clube de Portugal.

Setúbal com presença forte, como sempre

A Organização de Setúbal do PCP tem como lema “a afirmação do Poder Local Democrático (PLD) como uma das conquistas de Abril”, disse um elemento daquela organização. “O PLD foi construído, desde a primeira hora, com as energias populares, instalando órgãos de poder provisórios, legitimados pelas populações, que de imediato se laçaram na resolução dos problemas com que as populações se confrontavam – abastecimento de água, saneamento, recolha dos resíduos, mas também escolas, arruamentos, parques infantis, espaços verdes e equipamentos desportivos, bibliotecas e tantas outras aspirações populares, sempre e sempre com a participação e empenhamento populares como marca distintiva desta nova forma de poder”, frisou ainda.

No seu espaço, a DORS vai assinalar o centenário do nascimento do barreirense Augusto Cabrita, um dos melhores fotógrafos portugueses do século XX, com obra relevante na fotografia, no cinema e na televisão.

No espaço sadino serão alvo de debate, nas tardes de sábado e domingo, propostas do PCP sobre horários e ritmos de trabalho, trabalho nocturno e por turnos. Um outro debate incidirá sobre as tarifas dos resíduos, o retorno à posse pública da Amarsul e a melhoria do Serviço Público.

Os visitantes têm também disponível no espaço da Organização Regional de Setúbal uma diversificada oferta gastronómica, como o choco frito, marisco, massada de peixe, moscatel e vinhos da Região, queijos, sopa Caramela e muito mais.

Na área do desporto e lazer, “dezenas de associações desportivas e colectividades levam à Festa os seus praticantes, nas mais diversas modalidades”, numa “afirmação da conhecida riqueza desportiva da nossa região”

 

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -