19 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Maternidades de Setúbal, Barreiro e Almada com encerramentos agendados

Maternidades de Setúbal, Barreiro e Almada com encerramentos agendados

Maternidades de Setúbal, Barreiro e Almada com encerramentos agendados

Saiba quais os dias de fecho de cada uma das maternidades. Bloco de partos barreirense passa a estar encerrado às terças e quartas-feiras

 

Setúbal, Barreiro e Almada estão incluídas no lote de oito maternidades da região de Lisboa e Vale do Tejo que, a partir de 1 de Junho e até final de Setembro, vão funcionar com dias de encerramento agendados. O anúncio foi feito pela Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), no âmbito do “Nascer em Segurança no SNS – Plano Sazonal Verão 2023”.

- PUB -

No Centro Hospitalar de Setúbal, a maternidade vai continuar a funcionar em regime condicionado, ou seja, com encerramentos aos fins-de-semana (sexta-feiras, sábados e domingos) de 15 em 15 dias. Um regime que tem vindo a ser feito em alternância com a maternidade do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, a qual vai agora funcionar em pleno durante todos os fins-de-semana para passar a encerrar todas as terças e quartas-feiras. Isto porque a maternidade do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai deixar de garantir operacionalidade ininterrupta e passar, já a partir do próximo dia 1, a funcionar no referido regime rotativo com Setúbal.

Ou seja, a partir do próximo mês e até final de Setembro, vão manter-se duas maternidades da Península de Setúbal a funcionar com um calendário alternado de encerramentos (Setúbal e Almada) e, para assegurar sempre em simultâneo o funcionamento de pelo menos dois blocos de partos, o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo passa a funcionar em permanência aos fins-de-semana e a fechar durante dois dias úteis.

Em Setúbal, o serviço estará encerrado em 9, 10, 11, 23, 24 e 25 de Junho; em 7, 8, 9, 21, 22 e 23 de Julho; em 4, 5, 6, 18, 19 e 20 de Agosto; e em 1, 2, 3, 15, 16, 17, 29 e 30 de Setembro. Em Almada, os enceramentos estão agendados para os seguintes dias: 2, 3, 4, 16, 17, 18 e 30 de Junho; 1, 2, 14, 15, 16, 28, 29 e 30 de Julho; 11, 12, 13, 25, 26 e 27 de Agosto; e 8, 9, 10, 22, 23 e 24 de Setembro. No Barreiro, ao longo dos próximos quatro meses, a maternidade fecha todas as terças e quartas-feiras.

- PUB -

As maternidades da região de Lisboa e Vale do Tejo vão contar com apoio de três unidades do sector privado, ao abrigo de convenções com o SNS.

A DE-SNS informou que os resultados deste plano de ajustamento ao funcionamento das maternidades, levado a efeito em todo o País, “serão avaliados” para servirem de base a decisões futuras. Com Lusa

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -