Guardião “orgulhoso” por ter feito em 2021/22 o seu 100.º jogo como profissional do clube
O guarda-redes João Valido foi em 2021/22 uma das figuras incontornáveis do Vitória e um dos melhores da Liga 3. Em jeito de balanço, tanto a nível colectivo como individual, o jogador, de 22 anos, não esconde a tristeza por o objectivo da subida de divisão não ter sido alcançado, mas mostra-se optimista na concretização dessa meta no futuro.
“Não foi um ano perfeito, é verdade, mas não o foi para ninguém! Não foi em termos colectivos, não foi para mim individualmente, nem foi para o Vitória como instituição. Tenho, no entanto, a certeza que este é o caminho e só assim é que o Vitória vai voltar aonde nunca deveria ter saído”, escreveu nas suas redes sociais Facebook e Instagram.
No texto que redigiu, o guardião fez questão de destacar o facto de ter cumprido esta época o seu jogo número 100 com a camisola do clube do seu coração. “Recordando-me que o meu grande sonho de pequeno era vir um dia a jogar pela equipa profissional do Vitória e que esta temporada tive a honra de fazer o meu 100.º jogo como profissional por este enorme clube enche-me genuinamente de orgulho. Um muito obrigado a todos que fizerem parte deste grupo de trabalho”.
João Valido destacou a forte concorrência que o Vitória teve na prova. “E assim termina a época desportiva 2021-2022. Mais uma vez estivemos quase lá, mas ainda não deu. Foi um campeonato bastante complicado, devido ao elevado nível competitivo desta competição, onde se pôde verificar a existência de muita qualidade espalhada pelos mais diversos clubes em Portugal”.
O guarda-redes formado na ‘cantera’ sadina fez questão de sublinhar as mudanças que foram feitas ao nível da gestão e organização do clube, que proporcionaram boas condições de trabalho ao plantel. “Este ano encontrámos um Vitória diferente, um Vitória com um rumo bem definido e um Vitória com uma enorme ambição de voltar ao seu lugar por direito”, afirmou.
João Valido viveu por dentro todas as semanas de trabalho que o plantel fez desde a pré-época até ao final da Liga 3. A forma como todos sem excepção deram o seu máximo em prol do clube é vincada pelo guardião. “Fizemos de tudo para cumprir o nosso objectivo, mas o futebol é mesmo assim, não deu, mas vai dar”, vaticina o atleta que foi titular em 29 partidas em 2021/22 (27 no campeonato e duas na Taça de Portugal).
Ainda sobre os seus colegas de equipa e todos os membros da equipa técnica, médica e ‘staff’, o número 1 dos vitorianos é peremptório. “Uma época que se fez valer muito pela qualidade dos treinos, onde sempre esteve presente o profissionalismo, a amizade, a lealdade e o nosso compromisso em querer ser cada vez melhor… e trabalhando assim, tudo se torna mais fácil”, refere.
Titular da baliza do Vitória FC em 27 dos 28 encontros oficiais de 2021/22, João Valido foi de longe o elemento do plantel com mais minutos cumpridos (2430 só na Liga 3). O número de partidas realizadas pelo guarda-redes na presente época contribuiu para que a fasquia dos 100 jogos com a camisola verde e branca tivesse sido atingida no passado mês de Abril na visita ao reduto do U. Leiria..
Recorde-se que para assinalar o feito da centena de jogos, o guardião, que só por uma vez não foi o dono da baliza esta época por ter testado positivo à Covid-19 (o colega Josué Duverger assumiu a titularidade), recebeu a 16 de Abril, das mãos do presidente da direcção Carlos Silva, antes do confronto com a Oliveirense, uma camisola estampada com o número 100, registo que tinha atingido na semana anterior quando os sadinos visitaram a cidade do Lis.
Apesar do desfecho desfavorável no Estádio do Bonfim, com o conjunto de Oliveira de Azeméis (derrota por 1-3), João Valido fez questão de partilhar o seu sentimento depois de ser presenteado pelo clube pelos seus 100 jogos. “Um orgulho tremendo nesta marca alcançada, mas também uma enorme responsabilidade! Um muito obrigado a todos que têm contribuído para a realização deste sonho”, escreveu no Facebook e Instagram.
Guarda-redes integra equipa do ano
Sem surpresa, o guardião, de 22 anos, integra a equipa do ano da Liga 3. A distinção é atribuída pelo Campeonato das Oportunidades, página de Facebook gerido pelo zerozero, que viu os seus utilizadores elegerem João Valido como o melhor jogador na sua posição. A contribuir de forma clara para a eleição estiveram seguramente as estatísticas divulgadas semana após semana pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Na baliza, nenhum jogador foi tão influente e fez tantas defesas e superdefesas como João Valido, segundo o ranking elaborado pela FPF. Este facto atesta a presença do guarda-redes em todas as escolhas da época que foram elaboradas. De forma unânime, o vitoriano João Valido foi considerado o melhor guarda-redes da Liga 3.