23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Esta quarta-feira foi o último dia do bairro degradado de Vale de Chícharos

Esta quarta-feira foi o último dia do bairro degradado de Vale de Chícharos

Esta quarta-feira foi o último dia do bairro degradado de Vale de Chícharos

As últimas 23 famílias foram realojadas e os prédios de tijolo à vista vão ser demolidos. O espaço está a ser requalificado  

O bairro de Vale de Chícharos, no Fogueteiro, enquanto espaço de habitação degradada, acabou hoje. As últimas 23 famílias, de um total de 243 famílias, cerca de 800 pessoas, foram realojadas esta quarta-feira. Agora a autarquia vai avançar com a demolição de uma das últimas construções que ainda permaneciam de pé, o lote 8.

- PUB -

O único registo daquele que foi um bairro que envolveu polémicas, processos em tribunal e visitas de políticos da nação, será apenas o lote 6, sob o qual pesa ainda uma providência cautelar que proíbe a Câmara Municipal de executar a demolição. Mas moradores já não há naqueles edifícios.

“Hoje é um dia muito importante para o concelho do Seixal porque resolvemos mais um dos problemas que existiam há alguns anos no concelho, que era Vale de Chícharos. Completámos o realojamento destas famílias, as quais passam agora a ter uma habitação condigna e uma vida nova”, dizia o presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva.

Acompanhado pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, o autarca esteve na manhã desta quarta-feira em vale de Chícharos, também conhecido por Bairro da Jamaica, onde vincou que o realojamento destas famílias, e das outras que moravam no bairro, não é o fim de um processo uma vez que “vão continuar a ser acompanhadas para que se integrem na malha urbana do Seixal”, num trabalho que pugna pela “coesão social”.

- PUB -

O realojamento destas famílias foi objecto de um acordo celebrado entre a Câmara Municipal do Seixal, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e a Secretaria de Estado para a Habitação, a 22 de Dezembro de 2017, tendo a câmara adquirido e reabilitado imóveis para concretizar o realojamento das famílias recenseadas e pôr fim à situação em que viviam.

“Vamos continuar com este modelo de realojamento, resolvendo outros problemas existentes no concelho, mas também vamos começar com o arrendamento acessível para criar condições para que as famílias possam arrendar casas no concelho do Seixal a preços compatíveis com os vencimentos que têm”, disse Paulo Silva.

Na zona circundante a Vale de Chícharos foi construído, entretanto, um novo espaço verde, com 6 826 metros quadrados. O projecto para este espaço incluiu ainda a instalação de um polidesportivo e um parque infantil e, brevemente, irá inicia-se a construção de uma creche. A oferta de estacionamento na zona irá ser aumentada, com a criação de uma bolsa de estacionamento, com capacidade para 80 veículos.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -