Conselho de Ministros de Setúbal fica marcado como o da habitação forçada

Conselho de Ministros de Setúbal fica marcado como o da habitação forçada

Conselho de Ministros de Setúbal fica marcado como o da habitação forçada

|||

Pacote ‘Mais habitação’ foi aprovado ontem. Estado vai poder obrigar proprietários a arrendarem casas devolutas há mais de dois anos

 

O Conselho de Ministros de ontem, no Forte de Albarquel, em Setúbal aprovou o pacote de medidas legislativas do programa ‘Mais Habitação’, entre as quais o regime de arrendamento forçado que poderá ser aplicado quando as casas estiverem devolutas há mais de dois anos.

- PUB -

Entre as medidas aprovadas em Setúbal estão também uma “nova geração de cooperativas de habitação acessível”, com a cedência de imóveis públicos e uma linha de financiamento bonificado para as cooperativas, apoios para protecção de senhorios e inquilinos, benefícios fiscais e um tecto máximo para as rendas novas.

Os senhorios com rendas antigas deixam de pagar IRS e IMI. No domínio do Alojamento Local, as licenças vão voltar a ser emitidas pelas câmaras municipais e a suspensão de novas licenças vai abranger apenas apartamentos, ficando as moradias livres deste impedimento.

Os limites ao Alojamento Local não se aplicam a zonas de baixa densidade o que significa que, no distrito de Setúbal, o Litoral Alentejano fica livre enquanto a Península de Setúbal sofrerá dessas limitações.

- PUB -

Além do pacote para a habitação, que ainda vai passar pelo “crivo” do Presidente da república, no caso do decreto-lei, e do Parlamento, no caso das propostas de lei, o Governo aprovou o IVA zero para o cabaz de alimentos e a resolução, já anunciada, de projectos para o Arco Ribeirinho Sul.

Para esta reunião na Albarquel, primeiro-ministro chegou a Setúbal um pouco antes das 10 horas da manhã, de comboio da Fertagus, e seguiu depois, de carro, para o forte, onde foi recebido pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -