Pescadores de África do Sul, Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, além de Portugal, marcam presença na competição de duplas
Grândola vai receber a terceira edição do Campeonato Mundial de Pesca de Mar de duplas, entre 14 e 19 deste mês. A participação dos alemães Fabian Frenze e Sebastian Lucklum – duo que conquistou o título em 2019 – é um dos atractivos da competição, que vai juntar um total de 48 pescadores efectivos (24 duplas) oriundos de oito países: África do Sul, Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México e Portugal.
Cada país estará representado por três duplas. A defender as cores de Portugal vão estar José Augusto e José Santos, do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, Carlos Silva e André Santos, do Centro Atlético Póvoa Pacense, e Sandro Guerreiro e André Dias, do Grupo Desportivo Recreativo Olhos d’ Água.
A cerimónia de abertura do evento realiza-se a partir das 16 horas do próximo domingo e contará com dois momentos distintos, anunciou a Câmara Municipal de Grândola, que apoia a iniciativa. “Primeiramente, [com] o desfile de abertura no Jardim Dr. Jacinto Nunes, seguindo-se a apresentação das duplas no Jardim 1.º de Maio”.
No dia seguinte (segunda-feira), adianta a autarquia, “as equipas participam no treino oficial, para reconhecimento do terreno e das condições inerentes à realização da prova, na praia de Soltróia”.
O apuramento de equipas está agendado para terça-feira “com a realização da primeira prova oficial, de um total de quatro, na Praia do Carvalhal”. A Praia da Comporta recebe a segunda prova (quarta-feira) e a Praia do Pego acolhe a terceira (quinta-feira).
A derradeira prova tem lugar na Praia de Soltróia, na sexta-feira, 19, e antecede a cerimónia de entrega de prémios (18 horas), que encerra o evento no Cine Granadeiro Auditório Municipal.
A organização do campeonato está a cargo da Confederação Internacional de Pesca Desportiva, da Federação Internacional de Pesca Desportiva – Mar, e da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva. Além da Câmara Municipal, a iniciativa conta ainda com os apoios da Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva e da Associação Regional do Centro de Pesca Desportiva.