Este ano a operação é realizada por uma empresa., mas a obra é preparada pela Agência do Ambiente, Câmara e Capitania
A abertura da Lagoa de Albufeira ao mar vai este ano ser realizada por uma empresa a quem foi adjudicada a empreitada. A intervenção está a ser preparada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), num trabalho em articulação com a Câmara de Sesimbra e com a Capitania do Porto de Setúbal.
A folha de obra prevê que estes trabalhos de preparação decorram até ao próximo dia 21, estando agendado que a abertura efectiva da lagoa ao mar seja entre 24 e 25 de Junho.
Explica a entidade responsável pela implementação das políticas de ambiente em Portugal que a abertura da Lagoa de Albufeira ao mar constitui “um procedimento determinante para a qualidade da água e para a viabilização das actividades que ali se desenvolvem”, sendo que estas “dependem da qualidade deste sistema natural, o que tem exigido a intervenção da APA e do município de Sesimbra, no âmbito da realização periódica de operações de abertura de uma barra de maré”.
Refere ainda a APA que no âmbito do programa de monitorização da qualidade da água balnear, “foram realizadas colheitas de amostras no município de Sesimbra, no passado dia 14, e os resultados disponibilizados no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos/SNIRH) demonstram que as águas balneares da Lagoa de Albufeira e da Lagoa de Albufeira-Mar apresentam valores próprios para a prática balnear, nos termos do quadro legal vigente”.