30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioÚltimasHospitais da península de Setúbal continuam com urgências pediátricas e de maternidade...

Hospitais da península de Setúbal continuam com urgências pediátricas e de maternidade fechadas alguns dias

Neste mês de Abril, nos hospitais de Setúbal e do Barreiro estas urgências vão estar abertas apenas semana sim/semana não e no Garcia de Orta continuarão fechadas ao fim-de-semana

 

- PUB -

As urgências de pediatria e de ginecologia/obstectrícia no distrito de Setúbal vão continuar a funcionar, até ao final deste mês, com constrangimentos de horários, anunciou esta quarta-feira a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

A região de Setúbal passa assim, no conjunto do País, a ser a que tem mais serviços de urgências destas duas especialidades sujeitas a encerramentos devido a falta de médicos.

De acordo com a decisão assinada pelo director executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, das 43 urgências de ginecologia e obstetrícia no país, 28 vão funcionar até final de Abril de forma contínua, duas vão atender apenas doentes referenciados e oito terão dias de pausa devido à falta de médicos, segundo dados oficiais.

- PUB -

No distrito de Setúbal, de forma intercalada (semana sim/semana não) funcionarão as urgências de ginecologia/obstetrícia de ULS Arrábida (Setúbal) e do Arco Ribeirinho (Barreiro), enquanto as das ULS Almada (Seixal) estarão sempre fechadas ao fim de semana. A Unidade Local do Alentejo Litoral não tem serviços de urgência nestas duas especialidades.

No Alentejo, as três unidades (Portalegre, Évora e Beja) que têm estes serviços estarão sempre abertas e no Algarve as urgências de ginecologia/obstetrícia estarão sempre a funcionar em pelo menos um dos polos (Faro/Portimão).

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, a mais complicada em termos de preenchimento de escalas, apenas três urgências estarão a funcionar de forma ininterrupta, duas terão atendimento referenciado – atendendo apenas utentes encaminhados por outras estruturas – e sete terão dias de pausa. A resposta terá ainda uma urgência de ginecologia e contará com três unidades do sector privado para complementar a resposta.

- PUB -

 

Urgências sempre abertas a norte do Tejo

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, estarão a funcionar de forma ininterrupta as ULS Loures, Santa Maria, Cascais, São José e três maternidades do sector privado, em regime de funcionamento complementar e com a orientação de grávidas a ser feita pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)/INEM.

No que se refere às maternidades do sector privado na região de Lisboa e Vale do Tejo com convenção com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a DE-SNS sublinha que o CODU/INEM poderá orientar para estas unidades grávidas em trabalho de parto, com mais de 36 semanas de gestação, “sempre que a capacidade instalada do SNS esteja preenchida”.

As ULS de Lisboa Ocidental e Amadora/Sintra apenas receberão durante a noite grávidas enviadas pelo INEM ou SNS 24. Este esquema de referenciação mantém-se na ULS Amadora/Sintra durante todos os fins de semana do mês de Abril.

Na região Norte todas as 13 urgências de ginecologia/obstetrícia estarão a funcionar de forma ininterrupta.

Na região Centro, haverá sete maternidades a funcionar de forma ininterrupta, uma com dias de pausa e uma terá a funcionar a urgência de ginecologia. No Algarve pelo menos um dos dois pólos (Faro/Portimão) estará sempre aberto.

A DE-SNS só vai fazer alterações ao funcionamento das urgências de ginecologia/obstetrícia a partir de Maio.

A Direcção Executiva faz uma “avaliação favorável” do desempenho da Operação ‘Nascer em Segurança no Serviço Nacional de Saúde’ nos últimos 16 meses e diz que os resultados deste plano estratégico “serão avaliados continuamente”.

Na nota que acompanha o mapa das urgências de ginecologia/obstetrícia para o mês de Abril, a DE-SNS indica que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) devem adequar a resposta do SNS 24, “mantendo temporariamente o encaminhamento das situações de patologia ginecológica para o serviço de urgência de ginecologia da ULS Santa Maria” e “actualizar os procedimentos do SNS 24 de forma a assegurar a adequada pré-triagem das grávidas para os blocos de parto referenciados”.

Pediatria: Obrigação de ligar para Saúde 24 antes de ir às urgências alargada a mais hospitais

O esquema de funcionamento das urgências pediátricas noturnas no Hospital Amadora/Sintra, que apenas aceita crianças encaminhadas pelo INEM ou pelo SNS24, vai ser alargado a outras unidades, anunciou também a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

A Direção Executiva diz que a experiência de urgência referenciada realizada no primeiro trimestre teve um “impacto positivo nos utentes, famílias e equipas de profissionais” e “deverá ser alargada a outras instituições do SNS”, embora não adiante qualquer informação que permita saber se esse regime virá a ser aplicado a hospitais da região de Setúbal.

Das cinco urgências mais afetadas pela falta de profissionais de saúde em Lisboa e Vale do Tejo, três são da península de setúbal, designadamente a do Hospital Garcia de Orta, que fecha sempre à noite, e as dos hospitais de Setúbal e do Barreiro, que estarão fechadas em semanas alternadas entre quinta-feira e domingo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -