4 Maio 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalColectividades e associações do Seixal vão receber um total de 640 mil...

Colectividades e associações do Seixal vão receber um total de 640 mil euros para apoio a actividades

Autarquia estabeleceu Protocolo de Colaboração com a Administração Regional de Saúde para construção de Unidade de Saúde Familiar

- PUB -

Várias colectividades e instituições sociais do concelho do Seixal vão receber da parte da Câmara Municipal um total na ordem dos 640 mil euros para que prossigam no desenvolvimento desportivo, cultural e apoio social. A decisão dos eleitos foi tomada na última reunião pública, onde o presidente da Câmara sublinhou ser “imprescindível o apoio às entidades para que possam desenvolver a sua actividade em diversas áreas em prol da população”.

Vincou ainda Paulo Silva que a construção do presente e de um futuro, que se pretende “mais justo e sustentável” assim como “mais democrático no acesso à cultura, ao desporto, à saúde, à educação e à habitação, com melhores condições de vida para todos” só é possível em conjunto entre a população e o Movimento Associativo Popular, cultural, desportivo e recreativo, com as instituições de solidariedade social e com as forças vivas do concelho.

Na extensa lista de colectividade e associações apresentada pela Câmara Municipal para receberem apoios financeiros, consta também o Protocolo de Colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a “construção da Unidade de Saúde Familiar, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, que será instalada em terreno municipal”. Um equipamento que, refere a autarquia, tem como objectivo “salvaguardar o interesse da população e garantir o reforço de cuidados de saúde primários no concelho”.

- PUB -

Em nota de Imprensa, a autarquia aponta que, na área do desenvolvimento desportivo, foram aprovados protocolos com a Escola Secundária Dr. José Afonso e o Agrupamento de Escolas Paulo da Gama para utilização dos pavilhões desportivos escolares pelo Movimento Associativo Popular.

Foram também definidos contractos programa com o Seixal Clube 1925 com o objectivo da autarquia apoiar as obras de construção dos balneários, para a associação de Moradores dos Redondos foi entregue verba para apoio à construção do Pavilhão Desportivo, tendo sido ainda definidos contractos de comodato com o Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas e a associação de Amigos do Pinhal General para cedência de instalações.

No âmbito do apoio ao Movimento Associativo Cultural do Seixal, foram aprovadas comparticipações financeiras para a Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, Sociedade Filarmónica União Seixalense, Associação Cultural e Recreativa O Grito, Sociedade Filarmónica União Seixalense e Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas. Foi ainda aprovada a celebração de protocolo de cooperação com a ARMAB – Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca para a criação de acções de formação de instrumentos de sopro.

- PUB -

Para o Movimento Associativo Migrante foram apoiadas a AAGA – Associação de Apoio à Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Associação Caboverdiana do Seixal, Associação para o Desenvolvimento Social e Solidariedade com S. Tomé e Príncipe – Poto Beto, Associação JSF – Juntos Sem Fronteiras e Raízes do Bairro de Santa Marta que, desta forma, poderão levar a cabo as suas actividades e iniciativas.

Na mesma reunião, elenca a autarquia que foram aprovados protocolos com a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, isto para apoio à realização dos Arraiais de Outono e os contratos programa com a Associação Náutica do Seixal para a cedência de embarcação para o serviço de marinheiro.

O apoio financeiro estendeu-se ainda  à Associação “Um Exemplo de Amor” no âmbito do projecto Escolhas “Estás n@ Mira» 9.ª geração”, ao Grupo Desportivo Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa, assim como ao Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro, este no âmbito do OIL Amora – Projecto Desporto no Bairro.

Outros contemplados com verba para apoio de actividades foram o Atlético Clube de Arrentela, Paio Pires Futebol Clube, Seixal Clube 1925 e a CRIAR-T – Associação de Solidariedade  para o OIL União de Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires – Projecto Desporto no Bairro, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal, para apoio ao funcionamento das respostas sociais a idosos e crianças, e ao grupo de Escoteiros de Portugal 269 de Fernão Ferro para apoio à construção da sede.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -