24 Fevereiro 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasUtentes marcam vigília junto ao hospital do Barreiro para exigir mais médicos

Utentes marcam vigília junto ao hospital do Barreiro para exigir mais médicos

“Todos os dias sentimos o desinvestimento crónico no Serviço Nacional de Saúde e diariamente surgem notícias que dão conta do estado em que este se encontra”

 

- PUB -

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro, agendou para esta terça-feira uma vigília para exigir mais médicos, mais investimento e melhores salários para os profissionais de saúde.

A iniciativa decorre à porta do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, unidade para quem a comissão reivindica mais médicos assim como para os Centros de Saúde do Arco Ribeirinho (Alcochete, Moita, Montijo e Barreiro).

“Todos os dias sentimos o desinvestimento crónico no Serviço Nacional de Saúde e diariamente surgem notícias que dão conta do estado em que este se encontra, a funcionar sem meios técnicos, materiais e humanos suficientes”, explica a comissão de utentes na convocatória para a acção de luta.

- PUB -

Antonieta Bodziony, da Comissão de Utentes do Arco Ribeirinho, explicou em declarações à agência Lusa que nos centros de saúde desta zona estão em falta 50 a 60 médicos de família.

No caso do Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, os utentes contestam os sucessivos encerramentos da urgência de pediatria e de obstetrícia.

O serviço de urgência pediátrica do hospital encontra-se encerrado desde as 09h00 de hoje e até o dia 4 de Dezembro por deliberação da Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

- PUB -

“Não vamos parar de lutar. Se não for todos os dias é todas as semanas”, disse.

A esta acção juntam-se as várias Comissões de Utentes do Arco Ribeirinho, acompanhadas pela AMPM – Associação de Mulheres com Patologia Mamária, o MDM – Movimento Democrático de Mulheres e a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN.

O Centro Hospitalar Barreiro-Montijo foi criado em 1 de Novembro de 2009 e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo.

Tem mais de 30 valências clínicas e uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, servindo uma população de mais de 219 mil habitantes, de acordo com os Censos de 2021.

- PUB -

Mais populares

Menino de sete anos morre após ser baleado em Setúbal

Neto e avó foram atingidos a tiro de caçadeira no Bairro da Bela Vista. Disparo veio de carro em andamento. Alvo seria o pai da criança

Criança baleada em Setúbal hospitalizada em estado crítico [actualizada]

Menino de 7 anos e avó foram atingidos por um tiro de caçadeira disparado de um carro em movimento

Imagens mostram momentos após menino e avó serem baleados no Bairro da Bela Vista (vídeo)

Homem é visto a empunhar uma caçadeira correndo em várias direcções até que entra numa viatura que sai depois do local
- PUB -