3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalClínico José Poças demitiu-se das funções de Director do Serviço de Infecciologia...

Clínico José Poças demitiu-se das funções de Director do Serviço de Infecciologia do Hospital de Setúbal

Na origem da carta de demissão, esteve o alegado impedimento que lhe foi colocado pelo conselho de administração do hospital de expor o seu estudo completo sobre o SNS

- PUB -

O médico José Poças revelou hoje, publicamente, numa conferência sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que decorreu em Setúbal, que apresentou carta de demissão de Director de Serviço do Hospital de São Bernardo, Centro Hospitalar de Setúbal. Uma decisão apresentada ao conselho de administração da unidade hospitalar, com conhecimento à Directora Clínica, sua superiora hierárquica.

A O SETUBALENSE, o médico Internista e Infecciologista disse que a carta de demissão foi apresentada na sequência ter sido “impedido de expor uma versão completa”, no Hospital de Setúbal, do seu trabalho intitulado “O SNS ainda será viável?”. Exposição que foi apresentada em versão curta durante o ciclo de conferências promovido pela Fundação para a Saúde – SNS designado de “Estados Gerais – Salvaguardar e Transformar o SNS”, que decorreu hoje no Cinema Charlot – Auditório Municipal de Setúbal.

José Poças, que afirma ter convidado pessoas para assistirem à sua exposição com base “num trabalho de grande recolha”, diz, inclusivamente, ter convidado a “Directora Clínica e o presidente do conselho de administração para participarem numa pequena mesa de acolhimento”, mas acabou por ver frustradas as suas intenções de ter o Hospital de São Bernardo representado num debate. “Falei de um assunto sério e fundamentado”.

- PUB -

Ao ser “impedido” de fazer a sua exposição mais completa, o clínico tirou as suas conclusões: “Achei que era uma ofensa à minha dignidade. Estou há 40 anos no Hospital de Setúbal”. Avisou os seus colaboradores que segunda-feira ia apresentar a demissão, e assim o fez.

“Pedi à Directora Clínica para, junto da Direcção Médica, Conselho Médico e dos meus pares dar conhecimento da minha decisão”, afirma José Poças. Deu ainda conhecimento à Ordem dos Médicos e ao sindicato a que pertence, entre outras entidades.

Entretanto, foi convidado para apresentar o seu trabalho em versão completa na Faculdade de Economia no próximo dia 10 e afirma que aceitou o convite.

- PUB -

Neste momento a preparar o processo de reforma, o clínico pondera dar-lhe seguimento, e efectuá-lo, até ao final deste ano. Quanto à continuidade imediata das funções de Director do Serviço de Infecciologia, garante que se demitiu das mesmas, mas não irá “deixar um vazio”. Diz ainda a O SETUBALENSE: “Enquanto não for substituído, vou desempenhar a título interino as funções que desempenho”.

Contactado o Hospital de São Bernardo, hoje, cerca das 21h00, sobre se já foi tomada alguma posição relativamente à carta de demissão apresentada por José Poças, até ao momento não foi possibel obter resposta.

 

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -