26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoGuerra aberta no PS por sucessão a Nuno Canta

Guerra aberta no PS por sucessão a Nuno Canta

Catarina Marcelino acusada de arquitectar estratégia e de traição. Já se “contam espingardas” no seio da comissão política

 

- PUB -

Já existem dois nomes dispostos a encabeçar a candidatura do Partido Socialista (PS) à presidência da Câmara Municipal do Montijo nas eleições autárquicas de 2025. Ricardo Bernardes e Fernando Caria manifestaram à comissão política local que pretendem avançar.

Os anúncios, apurou O SETUBALENSE junto de fontes socialistas, foram feitos durante a última reunião do órgão concelhio, na passada sexta-feira, no n.º 12 da Praça da República, onde se encontra instalada a sede daquela estrutura partidária.

A situação acabou por gerar algum desconforto. Não só pela forma como o processo foi conduzido como também pelo “timing” escolhido. Até porque, as autárquicas ainda estão longe e o PS, há 25 anos no poder no município, está a meio de um terceiro mandato consecutivo com Nuno Canta – impedido de se recandidatar por força da lei de limitação de mandatos – à frente de um executivo camarário que em 2021 passou de maioria absoluta para relativa.

- PUB -

“O PS tem primeiro de governar e só depois deve preocupar-se com os candidatos”, diz fonte socialista, que responsabiliza Catarina Marcelino, actual presidente da Assembleia Municipal do Montijo e que vinha sendo há algum tempo apontada internamente como forte possibilidade para suceder a Nuno Canta, de arquitectar com Ricardo Bernardes uma estratégia fora de tempo.

“Tratar de candidatos nesta altura não é um tiro no pé, são dois tiros nos dois pés. É um erro estratégico brutal. Isto é dos livros. Um erro provocado por Catarina Marcelino”, avança a mesma fonte, que não é única a considerar que Ricardo Bernardes foi “empurrado” pela autarca para avançar. Catarina Marcelino “está por detrás” do lançamento de Ricardo Bernardes, que “renunciou ao cargo de vereador” em Novembro de 2020 e “não recolhe tanta popularidade ou hipóteses de ser bem-sucedido” numa candidatura à Câmara Municipal como Fernando Caria, avaliam ainda vários elementos ligados ao partido.

“Caria foi traído”

- PUB -

Na reunião de sexta-feira, o anúncio de Ricardo Bernardes contou com os “apoios de Catarina Marcelino, Ana Cristina Santos, Fernanda Fernandes e de mais dois elementos” e Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, “sentiu-se impelido a avançar”. “Ele foi traído por Catarina Marcelino e Ricardo Bernardes”, garantem fontes bem colocadas no PS. “Tentaram tirar-lhe o tapete [debaixo dos pés]”, afiançam.

No partido há quem defenda que Catarina Marcelino, com o seu posicionamento, “tenta, por um lado, fazer com que Nuno Canta se defina [nos apoios] e, por outro, criar turbulência interna para que possa retirar dividendos políticos no futuro”. Nuno Canta, que também preside à Comissão Política Concelhia, apenas registou, no decurso da reunião, a disponibilidade de Bernardes e Caria, sem manifestar apoio a nenhum dos lados.

Fernando Caria confirma que está disposto a avançar. “Estou totalmente disponível, se o partido assim o entender, para continuar a defender os interesses do Montijo e dos montijenses. E também confirmo que Ricardo Bernardes está disponível. Mas ainda é cedo. O partido a seu tempo deverá discutir e decidir ”, disse o autarca, que se escusou a tecer mais comentários.

Já Ricardo Bernardes não confirma nem desmente a sua disponibilidade nem o apoio de Catarina Marcelino. “Não entendo que seja adequado comentar publicamente assuntos internos do partido e não me revejo na atitude de quem o faz”, respondeu.

O SETUBALENSE tentou obter a reacção de Catarina Marcelino, através de contacto telefónico e de SMS, mas até ao fecho desta edição a autarca não respondeu.

Na reunião de sexta-feira foi aflorada a hipótese das eleições para as comissões políticas concelhias poderem vir a ser antecipadas até mesmo para antes da realização do congresso nacional do partido, o qual, apurou ainda O SETUBALENSE, foi adiado de Setembro próximo para Março de 2024.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -