27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémMinistério Público acusa mãe que matou filho à facada de homicídio qualificado...

Ministério Público acusa mãe que matou filho à facada de homicídio qualificado e pede internamento

Mulher de 24 anos mata bebé durante surto psicótico. MP considera-a inimputável e que não tinha noção da realidade quando tirou a vida a Isaac

 

- PUB -

O Ministério Público (MP) acusou Luana Silva, a mãe que matou o filho bebé em Vila Nova de Santo André, em Santiago do Cacém, em Novembro último, de homicídio qualificado, mas vai pedir que o tribunal aplique uma medida de internamento à mulher de 24 anos, considerada inimputável e que não tinha noção da realidade quando matou Isaac.

O crime ocorreu a 14 de Novembro do ano passado, durante um episódio maníaco de Perturbação Afectiva Bipolar, doença que configura uma anomalia psíquica grave e que foi diagnosticada a Luana Silva em 2019.

Na fase maníaca em que Luana Silva se encontrava, esta ficava sem capacidade para avaliar a ilicitude dos seus actos ou para reconhecer que estava doente e a necessitar de tratamento.

- PUB -

No dia 14 de Novembro de 2022 Luana Silva matou o seu filho à facada durante um surto maníaco bipolar. A mulher vivia sozinha com o filho, Isaac, numa casa alugada na Rua dos Plátanos, em Vila Nova de Santo André, uma vez que estava separada do companheiro.

Na tarde anterior foi vista por uma vizinha a cantar em alta voz nas escadas do prédio com o menino ao colo. Quando cometeu o crime, durante essa madrugada, saiu para a rua a gritar “está ali o diabo, já o matei”.

Em seguida ligou ao companheiro, de quem estava separada e que vive em França, a contar o que fez. Foi este que ligou às autoridades a informar o que aconteceu, com a GNR e os bombeiros a acorrerem de imediato ao local. O bebé Isaac foi encontrado já sem vida, com vários ferimentos no corpo.

- PUB -

Já Luana Silva, que foi detida pela GNR de Santiago do Cacém, apresentava ferimentos nos pulsos, auto-infligidos, e foi transportada para o Hospital de São Bernardo. Depois foi presente a juiz pelo homicídio e ficou internada preventivamente em hospital psiquiátrico, onde permanece.

Uma vizinha, Mónica Soares, conta que a mulher não estava bem. “Durante a noite, o bebé chorou muito, ouvia-se pela rua toda e durante a madrugada ela fez aquilo ao menino. Ninguém esperava que isto acontecesse”, refere a vizinha, que chegou a ajudar Luana Silva em momentos anteriores.

Uma semana antes do crime, a mulher de 24 anos deixou o bebé com uma amiga para ir a um psicólogo. “Ela foi ao centro de saúde e encaminharam-na para um psiquiatra, mas não queria ser medicada, só queria falar e deixou o menino comigo para ir ao psicólogo”, explica a amiga, que preferiu o anonimato.

“Ela não me disse o que a incomodava, só disse que queria falar com um psicólogo e assim foi. Fiquei com o menino em casa, que estava bem, enquanto ela foi ao psicólogo. Depois voltou e disse estar tudo bem”, acrescenta.

Luana Silva chegou a trabalhar com a vizinha Mónica Soares numa superfície comercial em Vila Nova de Santo André. A vizinha lembra-se do sonho que Luana Silva tinha, de ter um bebé. “Ela falava sempre disso, que tinha esse sonho e desde que o teve sempre a vi sorridente e feliz com o menino, isto até à tarde de domingo [dia 14 de Novembro]”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -