8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoUtentes e autarcas manifestam-se no Montijo por mais transportes

Utentes e autarcas manifestam-se no Montijo por mais transportes

Protestos contra insuficiências dos serviços da Carris Metropolitana fazem-se sentir também em Setúbal e Almada

 

- PUB -

Quatro manifestações em defesa do direito à mobilidade, face às insuficiências registadas pela nova rede de transportes públicos rodoviários da Carris Metropolitana, marcam o fim-de-semana em Montijo, Setúbal, Costa de Caparica e Cacilhas. As primeiras três fizeram-se sentir na manhã deste sábado. Amanhã pelas 16h30 os protestos saem à rua em Cacilhas.

Em Montijo, cerca de quatro dezenas de utentes, que tiveram a companhia de alguns autarcas locais, empunharam cartazes de reivindicação, gritaram palavras de ordem junto ao terminal rodoviário e desfilaram até às imediações da Câmara Municipal.

Junto ao terminal, a comissão de utentes de transportes públicos exigiu “mais carreiras, horários melhores e articulados com as necessidades dos utilizadores, a ligação à estação ferroviária do Pinhal Novo e o fim do isolamento das freguesias periféricas”.

- PUB -

Depois, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, aprovou a entrega de uma resolução à Câmara Municipal, que acabou por ser recebida (simbolicamente) na hora pela vice-presidente da autarquia, Maria Clara Silva, que participou na acção de protesto. O documento final ficou de ser entregue mais tarde ao presidente da Câmara.

“A constituição da República Portuguesa consagra o direito a mobilidade”; “Mais carreiras, mais horários”; “Exigimos que a Câmara Municipal assuma as suas responsabilidades”; e “Fim aos utentes sem transporte nas paragens”. Foram estas as frases inscritas em vários cartazes que os manifestantes exibiram durante a manifestação.

Entre os autarcas que participaram na acção estiveram os vereadores João Afonso e Ana Baliza, além de Maria Clara Silva, a presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, o presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, os “deputados” municipais Cipriano Pisco, Avelino Antunes, Francisco Salpico e Pedro Vieira, e Joaquim Batalha, membro da assembleia de freguesia de Sarilhos Grandes.

- PUB -

Ontem à noite, a Assembleia Municipal decidiu convocar o primeiro-secretário metropolitano, Carlos Humberto, para uma audiência em sessão extraordinária deste órgão deliberativo a agendar já para este mês de Outubro. A iniciativa de convocar o responsável da Área Metropolitana de Lisboa, para que apresente explicações sobre a Carris Metropolitana, partiu da bancada do PSD que viu a pretensão aprovada por unanimidade.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -