12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalFesta do Avante! aposta forte na música de expressão portuguesa

Festa do Avante! aposta forte na música de expressão portuguesa

Este ano um dos grandes destaques da Festa do Avante! vão ser as comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago

- PUB -

A festa que nem a pandemia fez parar, já está a ser montada para mais uma edição. Nos 30 hectares da Quinta da Atalaia, no Seixal, a Festa do Avante! volta a marcar o início de Setembro, este ano a 2,3 e 4, e sempre a valorizar a música de expressão portuguesa, apesar do fim das restrições já permitir a presença de nomes vindos do estrangeiro, alguns deles que não estão no radar dos grandes concertos comerciais.

Este ano, um dos grandes destaques da festa vão ser as comemorações do Centenário do Nascimento de José Saramago, com música inspirada na obra do Prémio Nobel da Literatura de 1998. Segundo a organização, este foi o critério para elaborar o programa do Concerto Sinfónico da Festa do Avante!. A festa este ano vai ainda assinalar os 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira.

Com as EP já à venda, a 27 euros até 1 de Setembro, a festa este ano, além da música, conta mais uma vez com a Corrida da Festa do “Avante!”, é a 33.ª edição e realiza-se no dia 4 de Setembro às 9h30m, na distância de 10 mil metros.

- PUB -

Volta a estar presente o cinema, teatro, espaço de debates, a festa das crianças, espaço ciência, artes plásticas e todos os outros que têm composto a grande festa comunista. Destaque, e relevante, para a gastronomia que, como sempre, está presente no Avante! como “parte da cultura e das tradições dos povos. “É nessa perspectiva que as Organizações Regionais trazem à Quinta da Atalaia o melhor da gastronomia de cada região, valorizando este património único”, refere a organização da festa.

Na música, além do concerto com base na escrita de Saramago e a memória a Adriano Correia de Oliveira, pelos palcos da festa vai passar música popular portuguesa, africana, fado, o jazz, rock, bluegrass, hip hop e muito mais. “Até há dança electrónica e politicamente empenhada numa iniciativa inovadora: a “Rave Avante!”, avança mais uma vez a organização.

O cartaz considera ainda espectáculos com artistas de Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Cuba, França, Gana, Líbano e de outras paragens do mundo.

- PUB -

Entre os nomes em palco vai estar a brasileira Bia Ferreira, Carlos Leitão, Carmen Souza, Carminho, o cubano Emílio Moret que vai actuar ao lado de Vitorino Salomé, Domenico Lancellotti a subir ao palco com Nina Miranda ao som de música brasileira.

O programa inscreve ainda, entre outros artistas, Dino D’ Santiago, Dany Silva, a banda de bluegrass belga Rawhide, Paulo Bragança, o colectivo do Porto Retimbrar que vai estar com Uxía, Scúru Fitchádu, Marta Ren, Jonas, Capicua, Paula Oliveira, Ricardo Ribeiro e a artística angolana Pongo.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -