19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimas“Temos que correr o dobro e ter atitude máxima para podermos ganhar...

“Temos que correr o dobro e ter atitude máxima para podermos ganhar os jogos”, Micael Sequeira, técnico do Vitória FC

“Estou aqui com toda a motivação possível e acredito muito, juntamente com o peso da cidade que vamos conseguir o nosso objectivo”, diz

 

- PUB -

O novo treinador do Vitória, Micael Sequeira, que em 2021 esteve ao serviço do Lokomotiv Tashkent (Uzbequistão), assinou contrato válido por um ano na tarde de segunda-feira. Logo após a formalização do vínculo, o técnico, de 48 anos, ex-adjunto de Rúben Amorim no Sp. Braga, concedeu ao jornal O SETUBALENSE, no balneário principal do Estádio do Bonfim, a primeira entrevista enquanto homem do leme dos sadinos, cargo que representa, “sem dúvida”, o maior desafio da sua carreira.

 

Esta entrevista decorre no balneário onde vai estar com a equipa em 2022/23. O que sente neste momento por ser o treinador do Vitória FC?

- PUB -

Tive um sentimento diferente dos que tive quando fui apresentado noutros clubes. O Vitória é, de facto, enorme e ao entrar aqui sentimos a grandeza do clube.

Depois de um período no Uzbequistão, quais as razões que o levaram a querer voltar a Portugal?

A família pesou bastante. Ao sair do Uzbequistão dei preferência ao regresso a Portugal. A minha vontade era regressar ao país e, felizmente, consegui. Também consegui resistir às propostas que tive do estrangeiro. Quando surgiu a hipótese de vir para o Vitória, esse facto facilitou bastante a minha decisão de regressar.

- PUB -

De que forma?

Não fiquei à espera das outras decisões e abracei este projecto. Estou aqui com toda a motivação possível e acredito muito, juntamente com o peso da cidade, dos nossos adeptos, a envolvência de todos e os jogadores com a mentalidade certa, que vamos conseguir o nosso objectivo.

Como surgiu a oportunidade de treinar o Vitória?

A possibilidade surgiu por intermédio do Bruno (Sousa) [n.d.r.: novo director do futebol profissional] e, mais tarde, através do Hugo (Pinto) [n.d.r.: investidor da SAD]. Por se tratar de um clube histórico e com esta dimensão, imediatamente levou-me a pensar aceitar. Independentemente da divisão em que se está, o importante é reajustarmo-nos à realidade e termos consciência daquilo que temos que fazer. Não podemos entrar a pensar que somos os melhores do mundo, bem pelo contrário, temos que entrar sempre com muito cuidado porque toda a gente vai querer ganhar ao Vitória. Por isso, temos que correr o dobro e ter atitude máxima para podermos ganhar os jogos.

Quais as razões que o levaram a aceitar o convite?

A dimensão do clube. Pela sua história e também pelo presente, pelas pessoas que estão envolvidas no projecto, levou-me a tomar esta decisão. O peso do clube, a dimensão e a história querem dizer pouco porque os clubes são orientados pelas pessoas e é muito importante para mim ter a noção de quem são as pessoas que estão à minha volta. Quando me apercebi de quem se tratava não hesitei em avançar com muita vontade de poder ajudar.

Falou com alguém antes de tomar a decisão ou tomou-a sozinho?

Não falei com ninguém. Acredito que foi a melhor decisão que podia ter tomado. Felizmente as coisas têm corrido muito bem aonde tenho estado e acredito que ter vindo para aqui vai ser uma viragem na minha carreira.

É o maior e mais aliciante desafio da sua carreira?

É, sem dúvida. Traz mais responsabilidade porque tenho perfeita noção do que é o Vitória. Nunca me preocupo muito como chego ao clube. A minha principal preocupação é sempre como é que eu saio do clube. Acredito que vou sair daqui de cabeça levantada, com boas relações com todos e que vamos passar uma boa imagem do nosso futebol. Espero que seja um futebol de acordo com aquele que o Vitória sempre teve.

Em termos de objectivos, o que lhe foi pedido pela administração da SAD?

É sempre complicado falar de objectivos. A prioridade é sempre ganhar o primeiro jogo e, à medida que o campeonato vai decorrendo, vamos reformulando os objectivos de acordo com o momento que estamos a passar.

Os adeptos do Vitória são conhecidos pela sua exigência e não anseiam por outra coisa que não a subida de divisão…

Isso é inerente à história deste clube. Quem representa o Vitória tem que ter essa mentalidade de vir para cá para suportar essa pressão. É uma pressão positiva. Complicado é não ter adeptos nas bancadas e felizmente aqui isso existe e só tem de nos servir de motivação. O compromisso de ganhar está enraizado neste clube. Agora, o importante é não estarmos obcecados, mas sim conscientes da realidade para conseguirmos atingir os nossos objectivos. O compromisso de todos com a vitória é obrigatório aqui e quem não tem essa mentalidade não pode fazer parte deste plantel. Se eu não tivesse essa mentalidade também não estaria cá. O compromisso que existe aqui é de enorme responsabilidade e espero poder ajudar os jogadores que vamos ter e que vão ser mentalmente muito fortes e conseguir devolver a mística do Vitória.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -